PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Lutyéllen dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-15T20:49:17Z-
dc.date.available2021-12-15T20:49:17Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2948-
dc.description.abstractTrisomy 21 (T-21) is a genetic condition that promotes a particular characteristic in the language acquisi-tion process, requiring a longer chronological time to acquire structural aspects, but with communicative potential for the forms of language manifestations that involve gestures, the look, facial and body expres-sions, prosody and vocal productions, constituting the multimodality, which act together offering possi-bilities of meanings in natural situations of interaction. Objective: to investigate, bibliographically, the use of multimodality in the language stimulation of babies with Trisomy 21. Methodology: for this qualitative research of bibliographic review, surveys of published articles were carried out, covering the period from 2007 to 2021, in the databases of Google Academic, Portal de Periódicos CAPES and Scielo. After this survey and reading of the texts, 16 articles were selected to make up the corpus of this study. Results: the were presented in the form of a table and in the discussion the analysis of these data was performed. Con-clusion: multimodality should be accepted and validated in speech therapy as a way to favor the language acquisition processo of people with T-21 from the first months of life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleA multimodalidade em aquisição de linguagem na trissomia do cromossomo 21pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Eliane Faleiro de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6452-3132pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792639100893488pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Lisa Valéria Vieira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2376-5474-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713524416393767pt_BR
dc.contributor.referee2Toschi, Larissa Seabra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488042391161349pt_BR
dc.description.resumoA Trissomia 21 (T-21) é uma condição genética que promove uma característica particular no processo de aquisição da linguagem, na qual observa-se um tempo cronológico maior para adquirir os aspectos estrutu-rais, mas com potencial comunicativo para as formas de manifestações da linguagem que envolvem os gestos, o olhar, as expressões faciais e corporais, a prosódia e as produções vocais, constituindo a multi-modalidade, que coatuam oferecendo possibilidades de sentidos em situações naturais de interação. Obje-tivo: investigar, bibliograficamente, o emprego da multimodalidade na estimulação de linguagem de bebês com Trissomia 21. Metodologia: para esta pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica foram realizados levantamentos de artigos publicados, compreendendo o período de 2007 a 2021, nas bases de dados do Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES e Scielo. Após esse levantamento e leitura dos textos, 16 artigos foram selecionados para compor o corpus deste estudo. Resultados: foram apresentados em forma de quadro e na discussão foi realizada a análise desses dados. Conclusão: a multimodalidade deve ser acatada e validada na terapia fonoaudiológica como uma maneira de favorecer o processo de aquisição de linguagem das pessoas com T-21 desde os primeiros meses de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5568121373593266pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A MULTIMODALIDADE EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21_Lutyéllen.pdf629 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador