PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2945
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Requalificação do Mercado Central de Goiânia
Autor(es): Borges, Amanda
Primeiro Orientador: Rabelo, Frederico André
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Pedro Henrique Máximo
metadata.dc.contributor.referee2: Zimmermann, Ana Paula de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Ogawa, Wanderson Leão Afonso
Resumo: O presente estudo teve como propósito desenvolver o projeto do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, intitulado como “Requalificação do Mercado Central de Goiânia”. A intervenção no Mercado Central de Goiânia é justificada pelo seu valor histórico, sociocultural e econômico para a cidade de Goiânia, e que atualmente, infelizmente, passa por uma situação de subutilização, no que diz respeito ao uso da sua edificação. O Mercado Central é um equipamento urbano que faz parte do cotidiano dos goianienses e configura um elemento cultural para cidade, portanto, o objetivo deste projeto é criar intervenções que viabilizem seu potencial, em especial o gastronômico, e incorporar um centro profissionalizante, que servirá de apoio ao mercado, onde será ensinado a manufatura dos itens e os serviços que são oferecidos ali no mercado. A metodologia utilizada neste projeto iniciou-se pelas revisões teóricas para subsidiar a intervenção. Deu-se sequência pelo levantamento da desapropriação de lotes subutilizados da quadra, para que fossem revertidos em áreas de respiro para o mercado. Posteriormente, foi proposto para o edifício existente um novo layout, assim como a construção de uma nova cobertura para resgatar a iluminação e ventilação natural no interior da edificação. Nas áreas desapropriadas, foram criadas praças e o projeto do centro profissionalizante. Outro aspecto do projeto é a retirada do protagonismo do estacionamento, locado na atual fachada, realocando-o no subsolo. Esse projeto busca deixar a quadra mais porosa, com espaços para convivência, e com mais visibilidade e ventilação para o Mercado Central de Goiânia, valorizando a cultura goiana e dando condições aos potenciais ali existentes.
Palavras-chave: Mercado público
Feiras
Centro profissionalizante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2945
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AMANDA BORGES_REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO CENTRAL DE GOIÂNIA.pdf64,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador