PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O mistério por trás da síndrome aerotóxica
Autor(es): Parreão Junior, Ronalldo Rodrigues
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Andréluiz da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: O termo Síndrome Aerotóxica foi adotado para definir doenças decorrentes da exposição da tripulação ao ar contaminado do avião por óleo sintético e outros aditivos lubrificantes de motores de aeronaves a jato. O processo de contaminação ocorre quando alguma parte do sistema de ventilação tem sua eficácia de operação reduzida por conta do desgaste da vedação. Em seguida, o óleo do motor pode vazar e, caso isso ocorra, irá se juntar ao ar sangrado do motor, que é enviado à cabine por meio do sistema de ventilação. Após inalado, o ar contaminado tem o potencial de acarretar problemas neurológicos, respiratórios e déficit cognitivo por conter substâncias tóxicas, como o Fosfato Tricesilo (TCP), presente nos vapores de óleos. Desta forma, a principal finalidade da abordagem dessa temática é informar a comunidade aeronáutica, como também os usuários mais assíduos do transporte aéreo, quanto aos males que essa modalidade de intoxicação pode causar. Ademais, o estudo busca relacionar os meios existentes para amenizar este problema. Para a construção deste trabalho, foram coletados dados em fontes bibliográficas – artigos, manuais, livros, publicações científicas, teses e dissertações – e documentais à procura de casos concretos confirmados ou de indícios de perigo à saúde relatados em voos. Evidenciou-se que entre as alternativas conhecidas é possível migrar para um sistema já utilizado em aeronaves do transporte regular de longo curso, qual seja, um sistema de compressores elétricos para o ar climatizado da cabine (CACs), com o benefício de não produzir gases tóxicos e nefastos à saúde dos usuários e tripulantes.
Abstract: The expression Aerotoxic Syndrome was adopted to conceptualize illnesses resulting from the exposure of the crew to air contaminated by synthetic oil and other lubricating additives from jet aircraft engines. The contamination process that generates the syndrome occurs when some part of the ventilation system has its operating efficiency reduced due to seal wear. The engine oil can then leak and, if it happens, it will join the engine's bleed air, which is sent to the cabin through the ventilation system. After inhaling, this contaminated air has the potential to cause neurological, respiratory, and cognitive impairment problems because it contains toxic substances, such as Tricesyl Phosphate (TCP), present in oil vapors. Thus, the main purpose of addressing this issue is to inform the aeronautical community, as well as the most frequent users of air transport, about the harm that this type of intoxication can cause. Furthermore, the study intends to list the existing means aimed at alleviating this problem. For the construction of this work, data were collected from bibliographical sources – articles, manuals, books, scientific publications, theses, and dissertations – and documental ones in search of confirmed concrete cases or signs of health hazards reported in flights. It was evident that among the known alternatives, it is possible to migrate to a system already used in long-haul regular transport aircraft, that is, a system of electric compressors for the air-conditioned cabin air (CACs), with the benefit of not producing toxic gases harmful to the users’ and crew’s health.
Palavras-chave: Síndrome aerotóxica
Fumaça tóxica
Organofosforados
Substâncias químicas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2933
Data do documento: 7-Dez-2021
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