PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParreão Junior, Ronalldo Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-15T17:43:38Z-
dc.date.available2021-12-15T17:43:38Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2933-
dc.description.abstractThe expression Aerotoxic Syndrome was adopted to conceptualize illnesses resulting from the exposure of the crew to air contaminated by synthetic oil and other lubricating additives from jet aircraft engines. The contamination process that generates the syndrome occurs when some part of the ventilation system has its operating efficiency reduced due to seal wear. The engine oil can then leak and, if it happens, it will join the engine's bleed air, which is sent to the cabin through the ventilation system. After inhaling, this contaminated air has the potential to cause neurological, respiratory, and cognitive impairment problems because it contains toxic substances, such as Tricesyl Phosphate (TCP), present in oil vapors. Thus, the main purpose of addressing this issue is to inform the aeronautical community, as well as the most frequent users of air transport, about the harm that this type of intoxication can cause. Furthermore, the study intends to list the existing means aimed at alleviating this problem. For the construction of this work, data were collected from bibliographical sources – articles, manuals, books, scientific publications, theses, and dissertations – and documental ones in search of confirmed concrete cases or signs of health hazards reported in flights. It was evident that among the known alternatives, it is possible to migrate to a system already used in long-haul regular transport aircraft, that is, a system of electric compressors for the air-conditioned cabin air (CACs), with the benefit of not producing toxic gases harmful to the users’ and crew’s health.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome aerotóxicapt_BR
dc.subjectFumaça tóxicapt_BR
dc.subjectOrganofosforadospt_BR
dc.subjectSubstâncias químicaspt_BR
dc.titleO mistério por trás da síndrome aerotóxicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoO termo Síndrome Aerotóxica foi adotado para definir doenças decorrentes da exposição da tripulação ao ar contaminado do avião por óleo sintético e outros aditivos lubrificantes de motores de aeronaves a jato. O processo de contaminação ocorre quando alguma parte do sistema de ventilação tem sua eficácia de operação reduzida por conta do desgaste da vedação. Em seguida, o óleo do motor pode vazar e, caso isso ocorra, irá se juntar ao ar sangrado do motor, que é enviado à cabine por meio do sistema de ventilação. Após inalado, o ar contaminado tem o potencial de acarretar problemas neurológicos, respiratórios e déficit cognitivo por conter substâncias tóxicas, como o Fosfato Tricesilo (TCP), presente nos vapores de óleos. Desta forma, a principal finalidade da abordagem dessa temática é informar a comunidade aeronáutica, como também os usuários mais assíduos do transporte aéreo, quanto aos males que essa modalidade de intoxicação pode causar. Ademais, o estudo busca relacionar os meios existentes para amenizar este problema. Para a construção deste trabalho, foram coletados dados em fontes bibliográficas – artigos, manuais, livros, publicações científicas, teses e dissertações – e documentais à procura de casos concretos confirmados ou de indícios de perigo à saúde relatados em voos. Evidenciou-se que entre as alternativas conhecidas é possível migrar para um sistema já utilizado em aeronaves do transporte regular de longo curso, qual seja, um sistema de compressores elétricos para o ar climatizado da cabine (CACs), com o benefício de não produzir gases tóxicos e nefastos à saúde dos usuários e tripulantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.relation.referencesASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL (ABRAPAC). Síndrome Aerotóxica: Efeitos na saúde após a exposição a névoa de óleo de jato durante o voo comercial. 2020. Disponível em: <https://www.pilotos.org.br/post/s%C3%ADndrome-aerot%C3%B3xica-perguntas-e-respostas/>. Acesso em: 27 ago. 2021. AEROTOXIC ASSOCIATION. Nine US airline CEO’s are put on notice of the ongoing contaminated Toxic Cabin Air public health scandal. 2021. Disponível em: <https://www.aerotoxic.org/>. Acesso em: 02 set. 2021. BOEING. Air Conditioning System Drescription. Seattle: Boeing, 2020. BOYLE, Kevin. Carbon Monoxide in the Cockpit: FAA Safety Seminar. 2006. 22 slides. Disponível em: <https://www.instrumart.com/assets/COintheCockpit.pdf/>. Acesso em: 13 set. 2021. CANNON, F. Aircraft Cabin Air Contamination and Aerotoxic Syndrome. Nanotechnology Perceptions. 2016, v. 12, p. 1–27. Disponível em: <https:// skybrary.aero/bookshelf/content/bookDetails.php?bookId=3594>. Acesso em: 17 out. 2021. CUTILLAS, J. R. Síndrome Aerotóxica. 2017. Disponível em: <https://www.drjordiroig.com/sindrome-aerotoxica/>. Acesso em: 30 ago. 2021. DW Made for Minds. Estudos apontam presença de gases tóxicos na cabine de aviões. 2014 Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/estudos-apontam-presen%C3%A7a-de-gases-t%C3%B3xicos-na-cabine-de-avi%C3%B5es/a-17831534>. Acesso em: 13 set. 2021. EXXON MOBIL. Safety Data Sheet. 2018. Disponível em: <http://www.msds.exxonmobil.com/IntApps/psims/Download.aspx?ID=743589>. Acesso em: 02 out. 2021. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Aerospace Toxicology: an overview. 2009. Disponível em: <http://dviaviation.com/files/38800966.pdf>. Acesso em: 13 set. 2021. GLOBAL CABIN AIR QUALITY EXECUTIVE (GCAQE). Contaminated Air Overview. 2015. Disponível em: <https://www.beca.be/images/safety/pdf/GCAQE-CAQ-Brochure-2015.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2021. HOFFMAN, H.; WINDER, C.; CHRISTOPHE, B. J. What is Aerotoxic Syndrome. 2018. Disponível em: <https://aerotoxic.org/>. Acesso em: 31 ago. 2021. HOWARD, C. V.; MICHAELIS, S.; WATTERSON, A. The Aetiology of ‘Aerotoxic Syndrome’: A toxic pathological viewpoint. 2018. Disponível em: <https://juniperpublishers.com/oajt/pdf/OAJT.MS.ID.555575.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2021. HOYTE, J. Síndrome Aerotóxica: o segredo mais bem guardado da Aviação. 2009. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/read/12798563/sindrome-aerotoxica-o-segredo-mais-bem-guardado-da-aviacao>. Acesso em: 10 set. 2021. MICHAELIS, S. Action Contaminated air Reference Manual. Ed. Captain Susan Michaelis, 2007. MOBIL JET. Mobil Jet Oil II: Synthetic Jet Engine Oil. [s.d]. PANROTAS. Easyjet irá reduzir o risco de fumaças tóxicas nas cabines. 2017. Disponível em: <https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/09/easyjet-ira-reduzir-o-risco-de-fumacas-toxicas-nas-cabines_149646.html>. Acesso em: 07 out. 2021. PARLAMENTO EUROPEU. Síndrome Aerotóxica. 2009. Disponível em: <https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/P-6-2009-3005_PT.html>. Acesso em: 07 out. 2021. SINNETT, Mike. 787 No-Bleed Systems: Saving Fuel and Enhancing Operational Efficiences. [S. L.] Aeromagazine [s.I.], v. 8, ed. 4, p. 6, 2007. STRINGFIXER. Bleed air. [s.d]. Disponível em: <https://stringfixer.com/pt/Bleed_air>. Acesso em: 07 out. 2021. THE GUARDIAN. Piloto da B. A. que temia ar tóxico no cockpit morreu de overdose, informou o Inquérito. 2017. Disponível em: <https://www.theguardian.com/ business/2017/apr/13/ba-pilot-who-feared-toxic-cockpit-air-died-of-overdose-inquest-told>. Acesso em: 23 set. 2021. WIKIPEDIA (THE FREE ENCYCLOPEDIA). Fume Event. 2021. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Fume_event>. Acesso em: 27 ago. 2021.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637327550918087pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
O mistério por trás da síndrome aerotóxica.docx552,09 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador