PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de viabilidade econômica de uma fornecedora de marmitas fitness de sistema delivery em Goiânia - GO
Autor(es): Lopes, Nauane Gabriela da Silva
Primeiro Orientador: Rezende, Ricardo Caetano
metadata.dc.contributor.referee2: Galera, Juliana Schmidt
metadata.dc.contributor.referee3: Morais, Elódia Teodoro Valadão de
Resumo: O estudo realizado teve por objetivo analisar a viabilidade econômica para tomada de decisão de abertura ou não de uma fornecedora de marmitas fitness, considerando o modelo de negócio dark kitchens, que atenda apenas por delivery em Goiânia – GO. Para a elaboração do estudo foram levantados dados como análise de mercado, localização e estudo operacional e estudo financeiro. Sendo assim, foi possível conhecer melhor o público-alvo da fornecedora de marmitas, seus principais concorrentes e fornecedores, definir a localização adequada, e dimensionar a capacidade produtiva do negócio. Para verificar financeiramente o estudo foi preciso levantar estimativas relevantes como: investimento inicial no valor R$ 42.652,14, receitas, custos, depreciação, capital de giro, depreciação e valor residual. De posse das estimativas relevantes para o projeto desenvolveu-se o fluxo de caixa do projeto para o horizonte de 60 meses (5 anos), a taxa mínima considerada foi de 1,24% ao mês, o VPL ficou em R$ 30.511,56, a TIR 2,83%, o IL em 1,70 e através do PBD chegou se que o projeto retornará 43º mês, isto é, mês de agosto de 2025. Para saber sobre qual das estimativas o VPL sofre maior impacto, foi realizado a análise de sensibilidade, realizada através de simulações, onde indicou que as receitas é a variável que gera maior impacto. Com os resultados obtidos por meio dos indicadores conclui-se que o projeto poderá ser viável e futuramente colocado em prática.
Palavras-chave: Análise econômica
Viabilidade financeira
Análise de mercado
Estudo operacional
Fornecedora de marmitas fitness
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2909
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_NAUANE_REZENDE_FINAL .pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador