PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Produção
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2904
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da viabilidade econômica de um empreendimento de aluguel de roupas de festas em Maringá - PR
Autor(es): Astolfi, Elisa Ceccato
Primeiro Orientador: Rezende, Ricardo Caetano
metadata.dc.contributor.referee2: Galera, Juliana Schmidt
metadata.dc.contributor.referee3: Resende, Vitor Hugo Martins e
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar a viabilidade econômica de uma loja de aluguel de vestidos de festa na cidade de Maringá, no estado do Paraná, por meio dos seguintes indicadores: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback Descontado e Índice de Lucratividade (IL). Esta análise visou identificar se há rentabilidade em investir neste negócio. Para isso foi necessário caracterizar e dimensionar o projeto através de alguns diagnósticos de mercado; sendo eles: localização, público alvo, fornecedores, preço de locação e concorrentes. Houve também o levantamento as estimativas relevantes: investimento inicial, receita, custos, capital de giro, depreciação e valor residual, sendo elas definidas por meio de pesquisas online da concorrência. A partir das estimativas foram construídos dois fluxos de caixa com horizonte de planejamento de 60 meses, utilizando-se capital próprio com uma taxa de atratividade 1,50% a.m. e o outro com empréstimo de 7% a.m. Em ambos os fluxos, o projeto mostrou-se rentável, conforme os seguintes resultados: Sem financiamento o VPL: R$ 436843,03; PBD: 24 meses; uma TIR de 4,92% ao mês e um IL de 2,15. E para o fluxo de caixa com financiamento o VPL foi de R$ 193.285,15; PBD 38 meses; TIR de 3,14% ao mês e IL de 1,52. Considerando o risco do negócio e afim de identificar a sazonalidade do mercado perante as estimativas de receita, custos e taxa requerida, foi feita a análise de sensibilidade onde mostrou que a estimativa de receita possui maior impacto no projeto.
Palavras-chave: Vestidos
Fluxo de caixa
Indicadores econômicos
Análise de sensibilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2904
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2_ELISA_REZENDE_FINAL.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador