PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2878
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adolescentes com paralisia cerebral do sexo feminino: relato de experiência
Autor(es): Pereira, Thálita Rezende
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maysa Ferreira Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Jordão, Giovana Loiola de Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Prudente, Cejane Oliveira Martins
Resumo: Objetivo: Explorar como adolescentes com paralisia cerebral, do sexo feminino, relatam suas experiências de vida. Método: Estudo qualitativo com referencial metodológico na Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram nove adolescentes, que frequentavam instituições filantrópicas de reabilitação localizadas em Goiânia, Goiás, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas intensivas, guiadas por um roteiro semiestruturado e gravadas por áudio. As etapas de coleta, análise e categorização dos dados ocorreram de forma simultânea por meio da análise comparativa e constante. O estudo seguiu as determinações brasileiras de ética em pesquisa. Resultados: Sete participantes classificadas entre o nível I e III do Gross Motor Function Classification System e duas nos níveis IV e V. A análise dos dados permitiu construir três categorias: 1) Percepção sobre a deficiência, superproteção familiar e exclusão social; 2) Reabilitação sob a ótica das jovens; 3) Buscando estratégias para superar dificuldades e projetando o futuro. Conclusão: As adolescentes com paralisia cerebral enfrentam diariamente episódios de bullying e barreiras para a inclusão social. Dificuldades na interação/integração na escola e a superproteção dos pais são fatores que elas julgam determinantes na restrição social. Na visão delas o processo de reabilitação é cansativo e pouco estimulante. É evidente a importância do apoio dos familiares e amigos na transição para a vida adulta. Palavras-chave: Paralisia Cerebral, Adolescente, Experiência de Vida.
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Adolescente
Experiência de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2878
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Thálita Rezende.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador