PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2877
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O exercício físico e seus efeitos na qualidade de vida de idosos com demência de Alzheimer
Autor(es): Souza, Júlia Beatriz de
Primeiro Orientador: Diniz, Clistênia Prudenciana
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Maria Zita
Resumo: Estudo referente à doença de Alzheimer (DA), centralizado no exercício físico e seus efeitos na qualidade de vida de idosos com essa demência e os benefícios que o exercícios físico desencadeia nas funções cognitivas, equilíbrio e no risco de quedas. A importância do exercício fisico para o idoso no processo de envelhecimento, melhorando sua funcionalidade nas atividades de vida diária, minimizando o risco de quedas e possíveis lesões. Objetivo: E investigar os efeitos do Treinamento de Força (TF) nas funções cognitivas, de memória, mobilidade e qualidade de vida geral (AVD) de idosos com Demência de Alzheimer. Método: O estudo se enquadra na linha de pesquisa Ciências do Esporte e Saúde, onde os seus objetos de estudo configuram-se em temáticas relacionadas com o treinamento de força em idosos com Alzheimer, e as suas diferentes eventualidades. A pesquisa teve como fontes de materiais dissertações, teses e artigos científicos. Como fontes de busca eletrônica utilizamos a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed Advanced Search Builder.Google Acadêmico. Conclusões: Conclui-se que atividades e exercícios físicos são benéficos para indivíduos diagnosticados com DA, segundo observado nos efeitos de melhoria em relação a fatores depressivos, equilíbrio e risco de quedas, funções e declínio cognitivo, bem-estar e qualidade de vida, aspectos físicos e motores e neuro. Deste modo, esse tipo de tratamento não farmacológico pode ser utilizado para o tratamento desses indivíduos, devidamente prescrito e orientado por profissionais de Educação Física e também como prevenção para incidência da Demência de Alzheimer.
Palavras-chave: Demência de Alzheimer
Treinamento de força
Idosos
Alzheimer's dementia
Strength training
Elderly
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2877
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PROJETO PRONTO ARTIGO - TCC JULIA (1) Ata..pdf672,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador