PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2875
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fontes renováveis em aeronaves
Título(s) alternativo(s): Energia elétrica
Autor(es): Silva, Enzo Valenthine
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Roberto Márcio dos
metadata.dc.contributor.referee2: Bukzem, Salmen Chaquip
Resumo: Ao estudar esse artigo observa-se que a motorização elétrica de aeronaves ainda é considerada uma inovação, porém caminha para se tornar uma realidade irreversível substituindo o uso dos tradicionais motores de combustão interna. Também se verifica que a sociedade humana amplia o número de discussões sobre o tema da propulsão elétrica, pois se vivencia um momento limítrofe quanto às condições de proteção da camada atmosférica. Este estudo tem como objetivo analisar a implantação de motores elétricos, em princípio, sob o ponto de vista dos custos operacionais da segurança dos novos propulsores elétricos, mas atentos a necessária redução dos gases poluentes emitidos na atmosfera. Para definir os caminhos da pesquisa quanto à sua classificação científica consideramos que mantém objetivo de natureza básica, uma vez que não sugere finalidades imediatas; e o conhecimento para ser utilizado em outras pesquisas; tem objetivo exploratório com a finalidade de encontrar informações que possam ser utilizados no estudo de motores aeronáuticos de propulsão elétrica; e atua com procedimentos bibliográficos mantendo o pesquisador em contato com publicações e documentação adequada. Portanto, com base nos dados levantados, pode-se constatar que apesar dos múltiplos projetos lançados, os mais próximos de se tornarem realidade utilizam apenas motores elétricos na fase de cruzeiro e nas fases em que se exige mais potência usam motores elétricos de forma hibrida em conjunto com os tradicionais motores de combustão interna. Logo, foi possível reconhecer que o processo de implantação de motores elétricos em aeronaves já é uma realidade, porém ao contrário do que se pensava anteriormente ainda requer um grande avanço na forma de armazenamento e recarga da energia necessária para a realização dos voos elétricos. Por fim, sugere que se pesquise a implantação de motores elétricos em aeronaves de instrução.
Abstract: Studying this article, it is observed that the electric motorization of aircraft is still considered an innovation, but it is about to become an irreversible reality replacing the use of traditional internal combustion engines. It is also verified that human society expands the number of discussions on the theme of electric propulsion, because it experiences a moment bordering on the conditions of protection of the atmospheric layer. This study aims to analyze the implementation of electric motors, at first, from the point of view of operational costs, the safety of new electric propellants, but aware of the necessary reduction of polluting gases emitted into the atmosphere. To define the paths of the research as to its scientific classification we consider that it maintains the objective of a basic nature, since it does not suggest immediate purposes; and the knowledge to be used in other research; its exploratory objective is to find information that can be used in the study of aeronautical electric propulsion engines; and works with bibliographic procedures keeping the researcher in contact with publications and appropriate documentation. Therefore, based on the collected data, it can be seen that despite the multiple projects launched, the closest to becoming reality use only electric motors in the cruise phase and in the phases in which more power is required they use electric motors in a hybrid way together with traditional internal combustion engines. Therefore, it was possible to recognize that the process of implementing electric motors in aircraft is already a reality, but contrary to what was previously thought still requires a great advance in the form of storage and recharge of the energy needed to perform the electric flights. Finally, it suggests researching the deployment of electric motors in instructional aircraft.
Palavras-chave: Motores elétricos
Aeronaves elétricas
Aeronaves híbridas
Fontes renováveis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2875
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fontes renováveis em aeronaves energia elétrica.docx3,61 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador