PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorSilva, Enzo Valenthine-
dc.date.accessioned2021-12-14T22:28:04Z-
dc.date.available2021-12-14T22:28:04Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2875-
dc.description.abstractStudying this article, it is observed that the electric motorization of aircraft is still considered an innovation, but it is about to become an irreversible reality replacing the use of traditional internal combustion engines. It is also verified that human society expands the number of discussions on the theme of electric propulsion, because it experiences a moment bordering on the conditions of protection of the atmospheric layer. This study aims to analyze the implementation of electric motors, at first, from the point of view of operational costs, the safety of new electric propellants, but aware of the necessary reduction of polluting gases emitted into the atmosphere. To define the paths of the research as to its scientific classification we consider that it maintains the objective of a basic nature, since it does not suggest immediate purposes; and the knowledge to be used in other research; its exploratory objective is to find information that can be used in the study of aeronautical electric propulsion engines; and works with bibliographic procedures keeping the researcher in contact with publications and appropriate documentation. Therefore, based on the collected data, it can be seen that despite the multiple projects launched, the closest to becoming reality use only electric motors in the cruise phase and in the phases in which more power is required they use electric motors in a hybrid way together with traditional internal combustion engines. Therefore, it was possible to recognize that the process of implementing electric motors in aircraft is already a reality, but contrary to what was previously thought still requires a great advance in the form of storage and recharge of the energy needed to perform the electric flights. Finally, it suggests researching the deployment of electric motors in instructional aircraft.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores elétricospt_BR
dc.subjectAeronaves elétricaspt_BR
dc.subjectAeronaves híbridaspt_BR
dc.subjectFontes renováveispt_BR
dc.titleFontes renováveis em aeronavespt_BR
dc.title.alternativeEnergia elétricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Roberto Márcio dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1 365928951119682pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquip-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoAo estudar esse artigo observa-se que a motorização elétrica de aeronaves ainda é considerada uma inovação, porém caminha para se tornar uma realidade irreversível substituindo o uso dos tradicionais motores de combustão interna. Também se verifica que a sociedade humana amplia o número de discussões sobre o tema da propulsão elétrica, pois se vivencia um momento limítrofe quanto às condições de proteção da camada atmosférica. Este estudo tem como objetivo analisar a implantação de motores elétricos, em princípio, sob o ponto de vista dos custos operacionais da segurança dos novos propulsores elétricos, mas atentos a necessária redução dos gases poluentes emitidos na atmosfera. Para definir os caminhos da pesquisa quanto à sua classificação científica consideramos que mantém objetivo de natureza básica, uma vez que não sugere finalidades imediatas; e o conhecimento para ser utilizado em outras pesquisas; tem objetivo exploratório com a finalidade de encontrar informações que possam ser utilizados no estudo de motores aeronáuticos de propulsão elétrica; e atua com procedimentos bibliográficos mantendo o pesquisador em contato com publicações e documentação adequada. Portanto, com base nos dados levantados, pode-se constatar que apesar dos múltiplos projetos lançados, os mais próximos de se tornarem realidade utilizam apenas motores elétricos na fase de cruzeiro e nas fases em que se exige mais potência usam motores elétricos de forma hibrida em conjunto com os tradicionais motores de combustão interna. Logo, foi possível reconhecer que o processo de implantação de motores elétricos em aeronaves já é uma realidade, porém ao contrário do que se pensava anteriormente ainda requer um grande avanço na forma de armazenamento e recarga da energia necessária para a realização dos voos elétricos. Por fim, sugere que se pesquise a implantação de motores elétricos em aeronaves de instrução.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.relation.referencesABBOTT, Andrew P.; LEI, Chunhong; ALDOU, Iain; HARTLEY, Jennifer M.; THOMPSON, Dana L.; SCOTT, Sean; HANSON, Rowan; ANDERSON, Paul A.; KENDRICK, Emma; SOMMERVILLE Rob; RYDER, Karl S. Lithium ion battery recycling using high-intensity ultrasonication, 2021. ROYAL SOCIETY OF CHEMISTRY. Acesso em: 10 out. de 2021 ASAB. Single-aisle Turboelectric Aircraft with Aft Boundary-Layer Propulsion. 2019. Disponível em: <https://sacd.larc.nasa.gov/asab/asab-projects-2/starc-abl/> Acesso em 06 set. de 2021 ASP, Leif E.; JOHANSSON, Mats; LINDBERGH, Göran; XU, Johanna; ZENKERT, Dan. Structural battery composites: a review, 2019. IOPscience. Acesso em 4 out. de 2021 BOEING. SUGAR Volt: Boeing’s Hybrid Electric Aircraft. Disponível em: https://www.boeing.com/features/2012/05/sugar-volt-boeing-hybrid-electric-aircraft-05-2-12.page Acesso em 8 set. de 2021. CARLSTEDT, David; ASP, Leif E. Performance analysis framework for structural battery composites in electric vehicles, 2020. ScienceDirect. Acesso em 6 out. de 2021 CASTILLA, Alfonso Mariscal; IBÁÑEZ, Manuel Valverde. ESTUDIO ENERGÉTICO DE LAS BATERÍAS DE GRAFENO EN VEHÍCULOS ELÉCTRICOS, 2016. TAUJA: Jaén. Acesso em: 15 out. de 2021 CASTRO, Bernardo Hauch Ribeiro de; FERREIRA, Tiago Toledo. Veículos elétricos: aspectos básicos, perspectivas e oportunidades. 2010. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: 2010. Acesso em 20 ago. 2021 DUARTE JÚNIOR, Fernando Heleno. Aviação Sustentável: Avanços e Barreiras. Palhoça, SC: ÂNIMA, 2019. Acesso em 21 ago. de 2021. ITAIPU BINACIONAL. ITAIPU faz voo histórico do 1º avião elétrico tripulado da América Latina. Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/itaipufaz-voo-historico-do-1º-aviao-eletrico-tripulado-da-america-latina, (2015). Acesso em 20 ago. de 2021. KLEINA, Nilton. A história dos carros elétricos: saiba como tudo começou. 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade­urbana­smart­cities/212835­ historia­carros­eletricos­saiba­tudo­comecou.htm. Acesso em: 19 ago. 2021. KLITZKE, Itacir. Uso de Motores Elétricos na Aviação de Pequeno Porte em Substituição aos Atuais Motores A Combustão. 2021. UNISUL: Palhoça. Acesso em 24 ago. de 2021 OLIVEIRA, Rafael Schafhauser. Uma Análise Sobre A Possibilidade De Uso Dos Motores Elétricos Em Aeronaves Comerciais. 2020. RBAC&CIA. 28 set. de 2021 SACONI, Alexandre. Carros voadores devem chegar em 10 anos e são parecidos com os dos Jetsons, 2021. UOL: São Paulo. Disponível em: https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2021/08/29/carros-voadores-evtol-eve-embraer-boeing-airbus-lilium-saconi.htm. Acesso em: 13 out. de 2021 SCAVASSA, Isabele. Nova bateria criada por russos carrega 10 vezes mais rápido, 2021. TECHTUDO: São Paulo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/04/nova-bateria-criada-por-russos-carrega-10-vezes-mais-rapido.ghtml. Acesso em:15 out. de 2021 SKYbrary. Lithium-Ion Aircraft Batteries as a Smoke/Fire Risk. 2021. Disponivel em: https://www.skybrary.aero/index.php/Lithium-Ion_Aircraft_Batteries_as_a_Smoke/Fire_Risk. Acesso em: 22 set. de 2021 SOUZA, Teófilo Miguel de. Inserção de Aeronaves a Propulsão Elétrica em Escolas de Aviação e Aeroclubes do Brasil, 2018. UNISUL: Palhoça. Acesso em 27 ago. de 2021 THOMSON, Robert; SACHDEVA Nikhil; NAZUKIN Maxim; MARTINEZ Nicolas. Aircraft Electrical Propulsion – The Next Chapter of Aviation?, 2017. ROLAND BERGER GMBH: Londres. Acesso em 10 set. de 2021 VISWANATHAN, Venkat; SRIPAD Shashank; FREDERICKS, William Leif . Why aren’t there electric airplanes yet?, 2018. The Conversation: Waltham. Acesso em: 23 set. de 2021 18. The Conversation: Waltham. Acesso em: 23 set. de 2021pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5069081549687899pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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