PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola postural sobre a dor na lombalgia crônica inespecífica
Autor(es): Costa, Luiz Felipe Antunes da
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Basso Filho, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Alcântara, Lívia Andreza de Macêdo Bezerra
Resumo: Introdução: A lombalgia atinge 70 a 84% da população em algum período da vida, o que causa uma grande demanda aos serviços de saúde, acarretando assim altos custos para o indivíduo, governo e a sociedade. As controvérsias quanto ao alto custo e aos tratamentos frequentemente empregados na dor lombar, originaram a Escola Postural (EP). Objetivo: Verificar o efeito da EP sobre a dor dos indivíduos com lombalgia crônica inespecífica. Metodologia: Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol, artigos na íntegra que retratam a temática referente e artigos que sejam ensaio clínicos controlados randomizados, não randomizados e estudos prospectivos publicados. Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), United States National Library of Medicine (PubMED). 2016 a 2020. Resultados: Nota - se que o estudo em relação a EP são recentes e vem demonstrando um maior interesse por essa intervenção associada a temática. Os resultados mostram uma melhora significativa na dor, quanto na postura nas pessoas submetidas ao tratamento, podendo ser efetivo em a curto, médio ou longo prazo. Conclusão: Os estudos investigados nesta revisão demonstraram melhora significativa nas pessoas submetidas a EP, tanto no quadro álgico quanto no desempenho funcional, sendo este programa efetivo a curto e médio prazo.
Palavras-chave: Cinesioterapia
Dor lombar
Dor pélvica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2849
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LUIZ FELIPE.pdf371,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador