PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atletismo lúdico e o desenvolvimento motor na infância
Autor(es): Carvalho, Gilca Maria da Cruz
Primeiro Orientador: Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: O presente trabalho apresenta formas de engajamento do atletismo como conteúdo importante nas aulas de educação física na fase infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com recorte temporal dos artigos selecionados datados dos últimos vinte anos. Traz como objetivo discutir a influência da prática do atletismo para o desenvolvimento motor ensinado de forma lúdica para crianças, porém relacionando as capacidades físicas necessárias para sua prática com o nível de desenvolvimento motor e descrevendo possibilidades lúdicas para o ensino desenvolvimentista e, assim, compreendendo como a prática do atletismo aperfeiçoa a estrutura motora em crianças na infância. Os resultados encontrados demonstram que apesar da modalidade passar por dificuldades de inserção nas aulas de educação física e no meio social, verifica-se a contribuição de sua prática nas aquisições das habilidades motoras básicas, levando a concluir que o atletismo é uma modalidade esportiva que proporciona desenvolvimento riquíssimo no repertório motor. Fica confirmado no estudo que a falta da prática do atletismo nas escolas provém de dificuldades encontradas pelos professores para sua realização, tais como falta de materiais específicos, falta de espaço adequado ou mesmo má qualificação dos professores para desenvolverem os elementos básicos da modalidade. Porém, o atletismo como esporte elementar leva aos praticantes não só a melhoria nas ações motoras, como também uma boa integração da modalidade, apesar das objeções encontradas por parte dos professores para que seja disseminado, é um esporte com uma rica contribuição no desenvolvimento motor da criança.
Palavras-chave: Atletismo
Desenvolvimento motor
Lúdico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2838
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GILCA - TCC Monografia Final ok.pdf539,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador