PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Gilca Maria da Cruz-
dc.date.accessioned2021-12-14T20:33:21Z-
dc.date.available2021-12-14T20:33:21Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2838-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleAtletismo lúdico e o desenvolvimento motor na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo de Sousa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024434834035741pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta formas de engajamento do atletismo como conteúdo importante nas aulas de educação física na fase infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com recorte temporal dos artigos selecionados datados dos últimos vinte anos. Traz como objetivo discutir a influência da prática do atletismo para o desenvolvimento motor ensinado de forma lúdica para crianças, porém relacionando as capacidades físicas necessárias para sua prática com o nível de desenvolvimento motor e descrevendo possibilidades lúdicas para o ensino desenvolvimentista e, assim, compreendendo como a prática do atletismo aperfeiçoa a estrutura motora em crianças na infância. Os resultados encontrados demonstram que apesar da modalidade passar por dificuldades de inserção nas aulas de educação física e no meio social, verifica-se a contribuição de sua prática nas aquisições das habilidades motoras básicas, levando a concluir que o atletismo é uma modalidade esportiva que proporciona desenvolvimento riquíssimo no repertório motor. Fica confirmado no estudo que a falta da prática do atletismo nas escolas provém de dificuldades encontradas pelos professores para sua realização, tais como falta de materiais específicos, falta de espaço adequado ou mesmo má qualificação dos professores para desenvolverem os elementos básicos da modalidade. Porém, o atletismo como esporte elementar leva aos praticantes não só a melhoria nas ações motoras, como também uma boa integração da modalidade, apesar das objeções encontradas por parte dos professores para que seja disseminado, é um esporte com uma rica contribuição no desenvolvimento motor da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GILCA - TCC Monografia Final ok.pdf539,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador