PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2781
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intervenções fisioterapêuticas no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes: revisão integrativa
Autor(es): Silva, Andriele Gabriel
Primeiro Orientador: Dias, Alex Carrer Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Francine Aguilera Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Sheila de Medeiros
Resumo: Objetivo: buscar na literatura as possíveis formas de intervenções fisioterapêuticas no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Métodos: o estudo foi norteado pela seguinte pergunta: quais são as intervenções fisioterapêuticas utilizadas no tratamento do Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)? A busca foi conduzida nas bases de dados United States National Library of Medicine (PubMED), Scientific Electronic Library Online (SciELO), American Psychological Association (PsycINFO) e Physiotherapy Evidence Database (PeDro). Ao todo, foram encontrados 113 artigos, sendo 23 da PubMED, 0 da SciELO, 42 da PsycINFO e 48 na PeDro. Resultados: foram excluídos por duplicidade 6 artigos, restando 107 para avaliar sua elegibilidade através da leitura dos títulos, resumos e por fim, a leitura na íntegra. Em suma, foram incluídos 8 artigos na revisão. Conclusão: os recursos utilizados para o tratamento fisioterapêutico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade encontrados foram a cinesioterapia, osteopatia e massagem. É importante ressaltar que todos estes recursos apresentaram resultados positivos na melhora da qualidade de vida das crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Palavras-chave: Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Especialidade de fisioterapia
Modalidades de fisioterapia
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2781
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Andriele Gabriel.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador