Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2765
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Representações da mulher no meio jornalístico no cinema: um olhar a partir da identidade profissional e de questões de gênero |
Autor(es): | Araki, Maria Luisa Oliveira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Sabrina Moreira de Morais |
metadata.dc.contributor.referee1: | Calaça, Gabriella Luccianni Morais Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Rogério Pereira |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as representações da mulher no meio jornalístico no cinema hollywoodiano a partir dos vieses de identidade profissional e gênero. Bourdieu (2012), Traquina (2003,2004,2005) e Pereira (2008) são as principais referências desta análise. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016) foi possível definir categorias capazes de sintetizar os principais pontos relacionados às mulheres nos filmes. Foram analisadas questões como: representação da empresa jornalística, vida privada, feminilidades e presença de mulheres em posição de poder. No que tange às representações cinematográficas, ainda persistem diversos estereótipos relacionados à figura da mulher. As jornalistas e mulheres que ocupam a organização jornalística são reduzidas ao campo da vida privada e têm seus anseios profissionais atrelados ao sentimento, na maioria dos casos. O heroísmo é outro fator preponderante, que persiste em atribuir ao indivíduo a capacidade de transformar problemas coletivos a partir de soluções individuais. Também foi possível inferir que apesar de tentativas por parte dos diretores, produtores e roteiristas de apresentarem aspectos que fujam dos estereótipos, trata-se de uma estrutura que permanece enraizada no imaginário coletivo da contemporaneidade. |
Abstract: | This paperwork aspire to analyze the representations of women in journalism field in Hollywood cinema from biases of professional identity and gender. Bourdieu (2012), Traquina (2003,2004,2005) and Pereira (2008) are the major reference of this analysis. Through Bardin’s (2016) contente analysis it was possible to define categories capable to synthesize the major points related to these women in the movies.It were analyzed matters like: representation of the journalistic organization, private life, muliebrities and presence of female journalists in power positions.In reference of cinematographic representations, many stereotypes related to woman’s image are still perceived. The journalists and women who ocupy the journalistic organization are decreased to the field of private life and have their professional aspirations attached to their feelings, in most scenarios. Heroism is another overriding fator, that persists in attributing to the individual the ability to transform collective problems based on individual solutions. It was also possible to infer that although the attemps of directors, producers and writers of presenting aspects that escape from stereotypes, it is a structure that remains engrained in the collective imagination of contemporaneity. |
Palavras-chave: | Feminismo Estudos de gênero Jornalismo Identidade profissional Cinema |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2765 |
Data do documento: | 29-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - MARIA LUISA ARAKI.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador