PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2719
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo dos níveis de fadiga e de ansiedade de estudantes do curso de educação física
Autor(es): Silva, Thiago Hudson Moreira da
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Andrea Cintia da
Resumo: Objetivo: Identificar o nível de fadiga e de ansiedade de estudantes do curso de educação física. Método: Foi realizada uma pesquisa descritiva transversal com 62 estudantes (31 do sexo masculino e 31 do feminino). Para avaliar o nível de fadiga foi utilizado o Questionário de Escala de Fadiga de Piper et al. (1998) e para o nível de ansiedade o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados: A classificação do nível de fadiga por sexo seguiu tendências semelhantes nos percentuais, destacando-se o nível severo, que mostrou valores três vezes maior para o sexo feminino, embora sem diferença significativa. Na estimativa da ansiedade-estado, observou-se tendência de diferença para a classificação do nível alto para o grupo feminino. Já na classificação do nível de ansiedade-traço, registrou-se diferença significativa (p=0,007) na comparação entre os sexos, com nível alto para o sexo feminino. Conclusões: Embora a maior parte da amostra estudada tenha apresentado classificação do nível de ansiedade considerada média, observou-se nível alto de ansiedade-traço nas estudantes do sexo feminino. Para os níveis de fadiga registrou-se classificação predominante na categoria média, sem diferença entre os estudantes do sexo masculino e feminino.
Abstract: Objective: To identify the level of fatigue and anxiety in physical education students. Method: A descriptive cross-sectional survey was carried out with 62 students (31 male and 31 female). To assess the level of fatigue, the Fatigue Scale Questionnaire by Piper et al. (1998) was used and for the level of anxiety the State-Trait Anxiety Inventory (IDATE). Results: The classification of the level of fatigue by gender followed similar trends in percentages, highlighting the severe level, which showed values three times higher for females, although without significant difference. In estimating State-anxiety, there was a trend towards a difference in the classification of the high level for the female group. In the classification of the level of Trait-anxiety, there was a significant difference (p=0.007) in the comparison between genders, with a high level for females. Conclusions: Although most of the studied sample presented a classification of the level of anxiety considered average, a high level of Trait-anxiety was observed in female students. For fatigue levels, a predominant classification was recorded in the medium category, with no difference between male and female students.
Palavras-chave: Universitários
Estudantes
Ansiedade
Fadiga
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2719
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Thiago_RAG.pdf312,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador