PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thiago Hudson Moreira da-
dc.date.accessioned2021-12-13T14:18:09Z-
dc.date.available2021-12-13T14:18:09Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2719-
dc.description.abstractObjective: To identify the level of fatigue and anxiety in physical education students. Method: A descriptive cross-sectional survey was carried out with 62 students (31 male and 31 female). To assess the level of fatigue, the Fatigue Scale Questionnaire by Piper et al. (1998) was used and for the level of anxiety the State-Trait Anxiety Inventory (IDATE). Results: The classification of the level of fatigue by gender followed similar trends in percentages, highlighting the severe level, which showed values three times higher for females, although without significant difference. In estimating State-anxiety, there was a trend towards a difference in the classification of the high level for the female group. In the classification of the level of Trait-anxiety, there was a significant difference (p=0.007) in the comparison between genders, with a high level for females. Conclusions: Although most of the studied sample presented a classification of the level of anxiety considered average, a high level of Trait-anxiety was observed in female students. For fatigue levels, a predominant classification was recorded in the medium category, with no difference between male and female students.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.titleEstudo dos níveis de fadiga e de ansiedade de estudantes do curso de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Andrea Cintia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Identificar o nível de fadiga e de ansiedade de estudantes do curso de educação física. Método: Foi realizada uma pesquisa descritiva transversal com 62 estudantes (31 do sexo masculino e 31 do feminino). Para avaliar o nível de fadiga foi utilizado o Questionário de Escala de Fadiga de Piper et al. (1998) e para o nível de ansiedade o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados: A classificação do nível de fadiga por sexo seguiu tendências semelhantes nos percentuais, destacando-se o nível severo, que mostrou valores três vezes maior para o sexo feminino, embora sem diferença significativa. Na estimativa da ansiedade-estado, observou-se tendência de diferença para a classificação do nível alto para o grupo feminino. Já na classificação do nível de ansiedade-traço, registrou-se diferença significativa (p=0,007) na comparação entre os sexos, com nível alto para o sexo feminino. Conclusões: Embora a maior parte da amostra estudada tenha apresentado classificação do nível de ansiedade considerada média, observou-se nível alto de ansiedade-traço nas estudantes do sexo feminino. Para os níveis de fadiga registrou-se classificação predominante na categoria média, sem diferença entre os estudantes do sexo masculino e feminino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Thiago_RAG.pdf312,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador