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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2712
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de bacharelado em educação física e as tendências do mercado de trabalho: aproximações e distanciamentos |
Autor(es): | Dias, Bruno Salvador |
Primeiro Orientador: | Schmidt, Ademir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferraz Júnior, Isaías Moreira |
Resumo: | Objetivo: Analisar se a relação entre a formação profissional do bacharel em Educação Física e o mercado de trabalho com suas tendências, se aproximam ou distanciam. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Como procedimento para análise de dados foi realizada uma análise de conteúdo utilizando os projetos pedagógicos dos cursos (PPC), as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e o documento de tendências do ACSM. Resultados: As DCN’s do curso de bacharelado em Educação Física apresentam alguns tópicos que correspondem com as tendências do mercado de trabalho apontadas pela pesquisa do ACSM para o ano de 2021, assim como os PPC’s analisados de duas IES’s, porém, sem apontamentos diretos. O ponto que mais apresentou um distanciamento entre formação e mercado de trabalho foi referente ao uso de tecnologias voltadas para intervenção profissional do professor de Educação Física. Conclusões: A formulação das DCN’s e adequação das IES’s envolvem etapas de discussão, avaliação e reformulação e, por isso é um processo lento e burocrático. O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, em uma velocidade que o processo de formação não acompanha. Diante disso, as próprias IES’s devem fazer uso de sua autonomia para criar mecanismos e espaços para discutir assuntos atuais pertinentes à Educação Física. |
Abstract: | Objective: To analyze whether the relationship between the professional training of a bachelor’s in physical education and the labor market with its trends are closer or farther away. Method: An exploratory and bibliographic research was carried out. As a procedure for data analysis, a content analysis was performed using the pedagogical projects of the courses (PPC), the national curriculum guidelines (DCN) and the ACSM trends document. Results: The DCN's of the bachelor’s degree in Physical Education present some topics that correspond with the labor market trends pointed out by the ACSM survey for the year 2021, as well as the PPC's analyzed from two IES's, however, without direct notes. The point that most showed a gap between training and the labor market was related to the use of technologies aimed at the professional intervention of the Physical Education teacher. Conclusions: The formulation of the DCN's and adequacy of the IES's involve stages of discussion, evaluation and reformulation and, therefore, it is a slow and bureaucratic process. The job market undergoes constant changes, at a speed that the training process does not follow. Therefore, the IES’s themselves must make use of their autonomy to create mechanisms and spaces to discuss current issues pertaining to Physical Education. |
Palavras-chave: | Bacharelado Educação física Formação profissional Mercado de trabalho Tendências |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2712 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
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