PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2712
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de bacharelado em educação física e as tendências do mercado de trabalho: aproximações e distanciamentos
Autor(es): Dias, Bruno Salvador
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz Júnior, Isaías Moreira
Resumo: Objetivo: Analisar se a relação entre a formação profissional do bacharel em Educação Física e o mercado de trabalho com suas tendências, se aproximam ou distanciam. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Como procedimento para análise de dados foi realizada uma análise de conteúdo utilizando os projetos pedagógicos dos cursos (PPC), as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e o documento de tendências do ACSM. Resultados: As DCN’s do curso de bacharelado em Educação Física apresentam alguns tópicos que correspondem com as tendências do mercado de trabalho apontadas pela pesquisa do ACSM para o ano de 2021, assim como os PPC’s analisados de duas IES’s, porém, sem apontamentos diretos. O ponto que mais apresentou um distanciamento entre formação e mercado de trabalho foi referente ao uso de tecnologias voltadas para intervenção profissional do professor de Educação Física. Conclusões: A formulação das DCN’s e adequação das IES’s envolvem etapas de discussão, avaliação e reformulação e, por isso é um processo lento e burocrático. O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, em uma velocidade que o processo de formação não acompanha. Diante disso, as próprias IES’s devem fazer uso de sua autonomia para criar mecanismos e espaços para discutir assuntos atuais pertinentes à Educação Física.
Abstract: Objective: To analyze whether the relationship between the professional training of a bachelor’s in physical education and the labor market with its trends are closer or farther away. Method: An exploratory and bibliographic research was carried out. As a procedure for data analysis, a content analysis was performed using the pedagogical projects of the courses (PPC), the national curriculum guidelines (DCN) and the ACSM trends document. Results: The DCN's of the bachelor’s degree in Physical Education present some topics that correspond with the labor market trends pointed out by the ACSM survey for the year 2021, as well as the PPC's analyzed from two IES's, however, without direct notes. The point that most showed a gap between training and the labor market was related to the use of technologies aimed at the professional intervention of the Physical Education teacher. Conclusions: The formulation of the DCN's and adequacy of the IES's involve stages of discussion, evaluation and reformulation and, therefore, it is a slow and bureaucratic process. The job market undergoes constant changes, at a speed that the training process does not follow. Therefore, the IES’s themselves must make use of their autonomy to create mechanisms and spaces to discuss current issues pertaining to Physical Education.
Palavras-chave: Bacharelado
Educação física
Formação profissional
Mercado de trabalho
Tendências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2712
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Bruno_RAG.pdf517,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador