PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Bruno Salvador-
dc.date.accessioned2021-12-13T14:06:30Z-
dc.date.available2021-12-13T14:06:30Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2712-
dc.description.abstractObjective: To analyze whether the relationship between the professional training of a bachelor’s in physical education and the labor market with its trends are closer or farther away. Method: An exploratory and bibliographic research was carried out. As a procedure for data analysis, a content analysis was performed using the pedagogical projects of the courses (PPC), the national curriculum guidelines (DCN) and the ACSM trends document. Results: The DCN's of the bachelor’s degree in Physical Education present some topics that correspond with the labor market trends pointed out by the ACSM survey for the year 2021, as well as the PPC's analyzed from two IES's, however, without direct notes. The point that most showed a gap between training and the labor market was related to the use of technologies aimed at the professional intervention of the Physical Education teacher. Conclusions: The formulation of the DCN's and adequacy of the IES's involve stages of discussion, evaluation and reformulation and, therefore, it is a slow and bureaucratic process. The job market undergoes constant changes, at a speed that the training process does not follow. Therefore, the IES’s themselves must make use of their autonomy to create mechanisms and spaces to discuss current issues pertaining to Physical Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBachareladopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectTendênciaspt_BR
dc.titleFormação de bacharelado em educação física e as tendências do mercado de trabalho: aproximações e distanciamentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz Júnior, Isaías Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2843532725547511pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar se a relação entre a formação profissional do bacharel em Educação Física e o mercado de trabalho com suas tendências, se aproximam ou distanciam. Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Como procedimento para análise de dados foi realizada uma análise de conteúdo utilizando os projetos pedagógicos dos cursos (PPC), as diretrizes curriculares nacionais (DCN) e o documento de tendências do ACSM. Resultados: As DCN’s do curso de bacharelado em Educação Física apresentam alguns tópicos que correspondem com as tendências do mercado de trabalho apontadas pela pesquisa do ACSM para o ano de 2021, assim como os PPC’s analisados de duas IES’s, porém, sem apontamentos diretos. O ponto que mais apresentou um distanciamento entre formação e mercado de trabalho foi referente ao uso de tecnologias voltadas para intervenção profissional do professor de Educação Física. Conclusões: A formulação das DCN’s e adequação das IES’s envolvem etapas de discussão, avaliação e reformulação e, por isso é um processo lento e burocrático. O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, em uma velocidade que o processo de formação não acompanha. Diante disso, as próprias IES’s devem fazer uso de sua autonomia para criar mecanismos e espaços para discutir assuntos atuais pertinentes à Educação Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Bruno_RAG.pdf517,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador