PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2670
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Comportamento do consumidor de combustíveis em meio à pandemia do Covid-19
Autor(es): Nascimento, Arielle Pereira
Primeiro Orientador: Roriz, Míriam Moema de Castro e Silva Machado Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee1: Waqued, Cárbio Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Evangelista, Maria Aparecida Vaz
Resumo: Devido às medidas de segurança para impedir a disseminação do vírus da Covid-19, o setor de combustíveis foi extremamente impactado, devido à sua relação com o transporte. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo foi analisar os impactos da pandemia da COVID-19 no mercado de combustíveis, apresentando os impactos econômicos e abordando o mercado de combustíveis antes e depois da pandemia. Para isso, através de uma pesquisa qualitativa e exploratória, buscou-se, através de um questionário semiestruturado, conhecer o ponto de vista de profissionais que atuam nesse mercado, além da pesquisa bibliográfica também realizada inicialmente. Os resultados coletados, embora numa amostragem pequena, conseguiram demonstrar que, no contexto do mercado de combustíveis em todo o mundo, o consumo de combustível diminuiu drasticamente, devido ao isolamento social e ao aumento do trabalho remoto, as pessoas não estão circulando com a mesma frequência, há menos ônibus nas ruas que utilizam o diesel, há menos automóveis e os aviões diminuíram a malha aérea, fazendo com que as refinarias de petróleo trabalhassem o mínimo possível, com menor capacidade possível.
Abstract: Due to security measures to prevent the spread of the COVID-19 virus, the fuel sector was extremely impacted, mainly due to its relation with transport. Therefore, the main objective of this study was to analyze the economic impacts of the COVID-19 pandemic on the fuel market, presenting the economic impacts and addressing the fuel market before and after the pandemic. For this, through qualitative and exploratory research, we sought to, through a semi-structured questionnaire, know the point of view of professionals who work on this market, in addition to a bibliographical research also performed initially. The collected results, although on a small sample, were able to demonstrate that, in the context of the worldwide fuel market, fuel consumption has drastically decreased, due to social distancing and the increase of remote work, people are not circulating at the same rate, the are fewer diesel-powered busses on the 2 streets, there are fewer cars as well and there are fewer airplane trips, making oil refineries work as little as possible, with the smallest possible capacity.
Palavras-chave: Impactos econômicos
Pandemia
Consumidor
Mercado de combustíveis
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2670
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Arielle Pereira Nascimento (3).pdf577,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXO IV RESOLUÇÃO n˚038 Repositório TCC ARIELLE.docx942,16 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador