PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2653
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construção de banco de dados genético: análise de DNA como instrumento de provas periciais
Autor(es): Leite, Isadora Rodrigues Tanaka
Primeiro Orientador: Santos, Goiacymar Campos dos
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Ana Maria de Sousa
Resumo: Este artigo baseou-se nos estudos do crescente uso de técnicas de reconhecimento baseados em código genético, visto que o Brasil segue na mesma linha evolutiva que os Estados Unidos, em utilizar-se de métodos cada vez mais científicos para elucidação de crimes. Como todo problema, o presente artigo não se furtou em trazer em suas páginas, a historicidade da genética forense, bem como as terminologias aplicadas ao setor, bem como as possibilidades de aplicações do uso do DNA no âmbito Forense. O presente artigo, se propõe a trazer sob o prisma estatal a os investimentos realizados em política pública em fomentar novas técnicas investigativas, bem como os aspectos bioéticos de um banco de dados genético para fins criminais, até onde vai o limiar entre a ética e liberdade individual. Foi discutido também no cerne do presente artigo, o desenvolvimento de perfis de DNA e o estabelecimento e desenvolvimento do Banco de Dados de DNA no Brasil, como uma instância de cientificação do trabalho policial' em que os usos policiais da ciência e da tecnologia têm um efeito recursivo em seu desenvolvimento futuro. Os procedimentos usados foram basicamente pesquisas bibliográficas e documentais, que, por meio de estudos e análises de livros, leis, pareceres, documentários, os quais permiti tecer comentários e análises a respeito das várias teorias apresentadas. O artigo foi desenvolvido em três capítulos, sendo que o primeiro tratou sobre a história da genética criminal/forense; o segundo tratará do DNA na investigação criminal e o terceiro abordou perícia como política pública.
Palavras-chave: DNA
Crime
Perícia
Genética forense
Banco genético
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2653
Data do documento: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia última versão - ISADORA TANAKA.pdf682,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PUC TCC II Termo publicação Repositório - ISADORA TANAKA.pdf144,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador