PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2573
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A capacitação do professor do ensino básico para o ministério de aulas práticas de ciências da natureza
Autor(es): Garcia, Amanda Soares
Primeiro Orientador: Pires, Matheus Godoy
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Hugo Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Lilibete Pereira de
Resumo: O aprendizado de ciências no ensino básico é um desafio que, tradicionalmente, se torna dificultado pela visão conteudista, pela desvalorização estrutural da carreira docente, pela falta de escolas e investimentos em recursos didáticos mais eficientes e inclusivos e também pelos limites da realidade socioeconômica do Brasil, gerando mobilidade dos docentes para fora de sua área de formação e especialidade. Esses fatores, em conjunto, comprometem a aprendizagem das ciências no ensino básico e contribuem para o atraso no desenvolvimento da nação. Neste trabalho, discutimos esses fatores limitantes e propomos como solução parcial desses limites o incremento na capacitação dos licenciados das áreas científicas, principalmente química, física e biologia por meio de manuais de procedimentos fáceis e factíveis para aulas práticas, objetivando fornecer suporte interdisciplinar a docentes de diversas formações para que sejam capazes de gerar atração às ciências por meio de procedimentos práticos e tangíveis, que exemplificamos com a elaboração de material didático de orientação ao professor sobre conteúdo de biologia do segundo ano do ensino médio, na forma de um manual de procedimento para aula prática sobre anatomia dos peixes.
Abstract: Learning science in basic education is a challenge that is traditionally hampered by the content vision, the structural devaluation of the teaching career, the lack of schools and investments in more efficient and inclusive teaching resources, and also the limits of the socioeconomic reality of Brazil , generating mobility of teachers outside their area of training and specialty. These factors, taken together, compromise the learning of science in basic education and contribute to the delay in the nation's development. In this paper, we discuss these limiting factors and propose, as a partial solution to these limits, the increase in the training of graduates in scientific areas, especially chemistry, physics and biology through manuals of easy and feasible procedures for practical classes, aiming to provide interdisciplinary support to teachers of diverse training so that they are able to generate attraction to science through practical and tangible procedures, which we exemplify with the development of teaching material for teacher guidance on second-year high school biology content, in the form of a procedure manual for practical class on fish anatomy.
Palavras-chave: Ensino básico
Capacitação
Ensino básico
Professor
Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2573
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador