PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Amanda Soares-
dc.date.accessioned2021-12-07T13:48:33Z-
dc.date.available2021-12-07T13:48:33Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2573-
dc.description.abstractLearning science in basic education is a challenge that is traditionally hampered by the content vision, the structural devaluation of the teaching career, the lack of schools and investments in more efficient and inclusive teaching resources, and also the limits of the socioeconomic reality of Brazil , generating mobility of teachers outside their area of training and specialty. These factors, taken together, compromise the learning of science in basic education and contribute to the delay in the nation's development. In this paper, we discuss these limiting factors and propose, as a partial solution to these limits, the increase in the training of graduates in scientific areas, especially chemistry, physics and biology through manuals of easy and feasible procedures for practical classes, aiming to provide interdisciplinary support to teachers of diverse training so that they are able to generate attraction to science through practical and tangible procedures, which we exemplify with the development of teaching material for teacher guidance on second-year high school biology content, in the form of a procedure manual for practical class on fish anatomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA capacitação do professor do ensino básico para o ministério de aulas práticas de ciências da naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Matheus Godoy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3163552259832189pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Hugo Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6713278681790988pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Lilibete Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651675173235269pt_BR
dc.description.resumoO aprendizado de ciências no ensino básico é um desafio que, tradicionalmente, se torna dificultado pela visão conteudista, pela desvalorização estrutural da carreira docente, pela falta de escolas e investimentos em recursos didáticos mais eficientes e inclusivos e também pelos limites da realidade socioeconômica do Brasil, gerando mobilidade dos docentes para fora de sua área de formação e especialidade. Esses fatores, em conjunto, comprometem a aprendizagem das ciências no ensino básico e contribuem para o atraso no desenvolvimento da nação. Neste trabalho, discutimos esses fatores limitantes e propomos como solução parcial desses limites o incremento na capacitação dos licenciados das áreas científicas, principalmente química, física e biologia por meio de manuais de procedimentos fáceis e factíveis para aulas práticas, objetivando fornecer suporte interdisciplinar a docentes de diversas formações para que sejam capazes de gerar atração às ciências por meio de procedimentos práticos e tangíveis, que exemplificamos com a elaboração de material didático de orientação ao professor sobre conteúdo de biologia do segundo ano do ensino médio, na forma de um manual de procedimento para aula prática sobre anatomia dos peixes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373453846590955pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador