PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A (des)construção do padrão de beleza feminino no Instagram: Case Natura
Autor(es): Paraguassú, Karine Carvalho
Primeiro Orientador: Normando, Jullena Santos de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Francielle Felipe Faria de
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Luciana
Resumo: A beleza da mulher sempre foi uma pauta importante para o nosso meio social, essa pauta é muitas vezes tratada com violência e outras, mais recentemente, com o empoderamento. Com o avanço das redes sociais, a presença das marcas na plataforma Instagram fica cada vez perceptível, por isso, faz-se necessário entender como marcas relevantes de beleza se comunicam em relação aos padrões estéticos pré-definidos socialmente, para esse trabalho a marca Natura foi escolhida por se tratar de uma marca nacional e bastante conhecida pelo público brasileiro. Sendo assim, foram levantados e estudados conceitos como: estética, beleza e arte; padrão de beleza; empoderamento feminino; consumo e mercado e indústria da beleza no Brasil em um estudo de caso que buscou identificar se a marca atua ou não na desconstrução do padrão de beleza feminino no Instagram, para analisar as 48 peças escolhidas de 4 anos diferentes foi feito um gabarito de análise que levou em consideração o tipo de publicidade, legenda, hashtags, texto, mensagem, produto, relação e valores atribuídos ao consumo, uso da imagem da mulher, relação com a beleza feminina, feminismo, entre outros. Fazendo com que assim os objetivos do trabalho fossem concluídos e o problema da pesquisa respondido.
Abstract: The beauty of women has always been an important issue in our social environment, and this issue has been treated a lot with violence and also, more recently, with empowerment. With the advent of social medias, the presence of brands on Instagram platform becomes more and more popular, therefore, in order to understand how relevant beauty brands communicate in relation to socially predefined aesthetic standards, for this work Natura brand was chosen, because it is a national and known brand among the Brazilian public. Thus, concepts were raised and studied, such as: aesthetic; beauty and art; beauty standard; women empowerment; consumption ; market and beauty industry in Brazil , in a case study, which sought to identify whether or not the brand acts on deconstrution of the female beauty standard on Instagram. In order to analyse the forty-eight pieces chosen of four different years was made an analysis template that considered the type of advertising, label, hashtags, text, message, product, ratio and values attributed to consumption, use of the woman's image, relationship with feminine beauty, feminism, among others. In relation to the points mentioned the aims of the paper were completed and the research problem was answered.
Palavras-chave: Consumo
Beleza
Indústria da beleza
Posicionamento
Redes sociais
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2556
Data do documento: 2-Dez-2021
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