PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2521
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem com dupla jornada de trabalho: uma revisão da literatura
Autor(es): Baldoino, Edmara dos Santos
Santos, Maria Clara
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Vianey, Edilene Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Jamilly Conceição Brito
Resumo: INTRODUÇÃO: Qualidade de vida pode ser entendida como uma percepção individual que cada pessoa tem sobre si, sendo observado grau de satisfação amorosa, familiar, social, ambiental, financeira, estética, cultural e até existencial (DICK, 2018). Quando se trata do ambiente hospitalar, nota-se que de todos os profissionais, os trabalhadores de enfermagem são os que realizam uma maior jornada de trabalho. Contudo, as jornadas duplas e triplas associadas às condições inadequadas de trabalho, são alguns dos fatores que vêm afetando tanto a saúde desses profissionais, como também a qualidade da assistência prestada por eles, além de ser um dos principais pontos para a insatisfação profissional (RODRIGUES et al., 2012). OBJETIVOS: Analisar a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que exercem dupla jornada de trabalho, identificar os possíveis danos à saúde da equipe de enfermagem que podem ser ocasionados pela dupla jornada de trabalho, listar os motivos que levam os profissionais de enfermagem a terem dupla jornada de trabalho, informar se os ambientes de trabalho dos profissionais com duplo vínculo influenciam na saúde dos mesmos. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, o material utilizado nesta pesquisa foi identificado nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PUBMED).Para o levantamento do material a ser estudado serão utilizados três descritores controlados inseridos nos descritores em Ciências da Saúde (DECS) sendo eles: “Qualidade de vida”, “Jornada de Trabalho” e “Enfermagem”. Ainda se utilizou o operador booleano AND para a estratégia de busca. Foram incluídos artigos nos idiomas inglês, português e espanhol publicados nos últimos 10 anos (2010 a 2020), e que abordarem a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem com dupla jornada de trabalho. RESULTADOS: a dupla jornada de trabalho pode ocasionar danos à saúde dos profissionais de enfermagem como estresse que atinge 18% dessa população, distúrbio do sono 14%, dores 10%, desgaste físico, psicológico, fadiga, danos nutricionais 7%. Disfunção corporal, alteração de humor, desconforto, despreparo físico, falta de recuperação de energia, qualidade de vida afetada, tempo insuficiente para o lazer, redução do tempo de sono atingem em média 3% dessa população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se relevante a realização deste estudo, pois conhecer os aspectos ligados à qualidade de vida dos enfermeiros com dupla jornada possibilitou compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros deste serviço.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Jornada de trabalho
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2521
Data do documento: 8-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC III PRONTO.docx122,93 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador