PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência de práticas lúdicas para humanização do atendimento à criança: revisão integrativa
Autor(es): Magalhães, Grazielly Queiroz
Primeiro Orientador: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
Resumo: RESUMO Introdução. O cenário de internações conforme a faixa etária menor de 1 ano, 1 a 4 anos, 5 a 9 anos, no período de Jan/2021, no Brasil e em Goiás remete à reflexão sobre os fatores envolvidos no processo de hospitalizações e suas consequências, bem como a relevância do atendimento humanizado para tornar esse período o menos traumático possível (GOMES; FERNANDES; NÓBREGA, 2016). Marques et al (2016), refere que durante a hospitalização, a criança convive a maior parte do seu tempo com os profissionais da saúde, em especial com a equipe de enfermagem. As práticas lúdicas surgem como proposta de humanização do cuidado à criança hospitalizada, com vistas a acolher e garantir o convívio familiar em uma perspectiva de atenção integral como propõe a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança - PNAISC (BRASIL, 2015; MORAES; BUFFA; MOTTI, 2009; MELO et al., 2016). Nesse cenário há possibilidade do uso do Cosplay, “costume play”, hábito norte-americano de se fantasiarem em convenções de histórias em quadrinhos nos anos 1970 com roupas dos seus personagens preferidos. Celebrada pelos fãs de Star Trek e de Star Wars, a prática se tornou mais frequente e organizada com o advento da febre “animê”. Os fãs dos quadrinhos e desenhos japoneses absorveram o hábito, e o cosplay é hoje em dia um fenômeno que mobiliza pessoas do mundo todo (MORENO; OLIVEIRA, 2009). Objetivo. Descrever o uso de práticas lúdicas no atendimento humanizado à criança hospitalizada, com destaque para o Cosplay enquanto modalidade comunicacional utilizada em ambiente hospitalar, em especial na pediatria. Metodologia. Revisão integrativa, caracterizada como importante recurso metodológico que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Este tipo de estudo é fundamentado em seis fases classificadas em: (1) elaboração da pergunta norteadora; (2) busca ou amostragem na literatura; (3) coleta de dados; (4) análise crítica dos estudos incluídos; (5) discussão dos resultados; (6) apresentação da revisão integrativa. Resultados e Discussão. Foram identificados 2.250 artigos, dos quais excluíram-se 2.214 por não guardarem pertinência ao foco central sobre o uso de práticas lúdicas no atendimento humanizado à criança hospitalizada. A partir desse filtro, foram selecionados 36 artigos e excluídos 27. Portanto, incluíram-se em definitivo 9 artigos, com atendimento na íntegra aos critérios definidos. Procedeu-se também a busca de artigos no Google acadêmico, onde foram encontrados 13 artigos, excluídos 12 por estarem incompatíveis ao foco em questão, e 01 atendeu aos critérios estabelecidos. Portanto, 10 artigos atenderam na íntegra aos critérios definidos, sendo incluídos em definitivo. Os estudos incluídos, abrangeram o período de 2014 a 2021, e notou-se que a temática se destacou a partir de 2020 com 30% das publicações. Os estudos referiram sobre práticas lúdicas realizadas nas unidades de saúde, e seus benefícios durante o tratamento de crianças hospitalizadas. As tipologias abrangeram descritivo exploratório, revisão de literatura e estudo de campo e destacaram a Enfermagem e as práticas lúdicas, descritas sob diferentes contextos e realidades. Notou-se que a internação, os procedimentos invasivos e dolorosos são momentos difíceis para a criança hospitalizada. Contudo, os estudos salientaram como forma de amenizar esse sofrimento, a inclusão no processo de cuidado, na sistematização da assistência em enfermagem e no cotidiano hospitalar, o brincar, a brincadeira e o uso do brinquedo terapêutico. Destacou-se que a presença do Cosplayer também pode incluir crianças com limitações físicas nessa prática lúdica e que existem vários modos de se trabalhar a arte como forma de expressão. Conclusão: Concluiu-se que as práticas lúdicas enquanto processo comunicacional em ambiente hospitalar, em especial na pediatria, apresentam significância para a obtenção de resultados positivos no tratamento e recuperação da criança internada. O estudo possibilitou destacar o Cosplay e sua aplicabilidade e ainda aventar sobre a importância de que os profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, ampliem o conhecimento, compreendam e adotem o uso de práticas lúdicas durante o tratamento de crianças hospitalizadas, de forma cada vez mais constante.
Abstract: ABSTRACT Introduction. The scenario of hospitalizations according to the age group under 1 year, 1 to 4 years, 5 to 9 years, in the period Jan/2021, in Brazil and Goiás, leads to reflection on the factors involved in the process of hospitalization and its consequences, as well as the relevance of humanized care to make this period as traumatic as possible GOMES; FERNANDES; NÓBREGA, 2016).The study by Marques et al (2016) states that during hospitalization, children spend most of their time with health professionals, especially with the nursing staff. Playful practices emerge as a proposal for the humanization of care for hospitalized children, with a view to welcoming and ensuring family life and in a perspective of comprehensive care as proposed by the National Policy for Comprehensive Child Health Care - PNAISC (BRASIL, 2015; MORAES; BUFFA; MOTTI, 2009; MELO et al., 2016). In this scenario, there is the possibility of using Cosplay, a “custom player”, an American habit of dressing up in comic book conventions in the 1970, with clothes of their favorite characters. Celebrated by Star Trek and Star Wars fans, the practice became more frequent and organized with the advent of the “anime” fever. Fans of Japanese comics and cartoons have absorbed the habit, and cosplay is nowadays a phenomenon that mobilizes people from all over the world (MORENO; OLIVEIRA, 2009). Goal. Describe the use of playful practices in the humanized care of hospitalized children, with emphasis on Cosplay as a communication modality used in the hospital environment, especially in pediatrics. Methodology. Integrative review, characterized as an important methodological resource that provides the synthesis of knowledge and the incorporation of the applicability of results of significant studies in practice. This type of study is based on six phases classified into: (1) elaboration of the guiding question; (2) literature search or sampling; (3) data collection; (4) critical analysis of the included studies; (5) discussion of results; (6) presentation of the integrative review. Results and discussion. 2,250 articles were identified, of which 2,214 were excluded for not being relevant to the central focus on the use of playful practices in the humanized care of hospitalized children. From this filter, 36 articles were selected and 27 were excluded. Therefore, 9 articles were definitively included, fully meeting the defined criteria. The search for articles on academic Google was also carried out, where 13 articles were found, 12 being excluded for being incompatible with the focus in question, and 01 study met the established criteria. Therefore, 10 articles fully met the defined criteria and were definitively included. The studies included covered the period from 2014 to 2021, and it was noted that the theme stood out from 2020 with 30% of the publications. The studies reported on playful practices carried out in health units, and their benefits during the treatment of hospitalized children. The types of articles included exploratory descriptive, literature review and field study. They highlighted Nursing and playful practices, described under different contexts and realities. It was noted that hospitalization, invasive and painful procedures are difficult times for hospitalized children. However, the studies highlighted, as a way to alleviate this suffering, the inclusion in the care process, in the systematization of nursing care and in the hospital routine, playing, playing and the use of therapeutic toys. It was highlighted that the presence of Cosplayer can also include children with physical limitations in this playful practice and that there are several ways of working with art as a form of expression. Conclusion: It was concluded that playful practices used as a communication process in the hospital environment, especially in pediatrics, have a significant relevance for obtaining positive results in the treatment and recovery of hospitalized children. The study made it possible to highlight Cosplay and its applicability and also to suggest the importance of health professionals, especially nurses, to expand their knowledge, understand and adopt the use of playful practices during the treatment of hospitalized children, in an ever-increasing way, more constant.
Palavras-chave: Enfermagem
Práticas lúdicas
Criança hospitalizada e humanização
Nursing
Playful practices
Hospitalized children
Humanization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2513
Data do documento: 8-Out-2021
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