PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2479
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Microagulhamento no tratamento do melasma
Autor(es): Pereira, Lorena Lopes
Primeiro Orientador: Martins, Patrícia Cândida de Matos Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Gabriela Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Kemil Rocha
Resumo: O melasma é um tipo de melanose crônica adquirida que afeta áreas expostas ao sol. É caracterizado por máculas acastanhadas, irregulares e assimétricas que se distribuem nas áreas fotoexpostas, principalmente face, mãos, pescoço e antebraço. O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos do microagulhamento no tratamento do melasma. Estudo qualitativo do tipo revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada entre Agosto e Dezembro de 2020 no LILACS, SCIELO e PubMed, sem restrição para período de publicação dos artigos, os quais poderiam estar em inglês ou português. Foram selecionados quatro estudos que avaliaram os efeitos do microagulhamento no tratamento do melasma. Conclui-se que todas as técnicas empregadas no tratamento do melasma tiveram resultados satisfatórios, mas o microagulhamento associado ao ácido tranexâmico apresentou melhores resultados terapêuticos e, isso pode ser atribuído à permeação mais profunda e uniforme desse princípio ativo por meio deRESUMO: O melasma é um tipo de melanose crônica adquirida que afeta áreas expostas ao sol. É caracterizado por máculas acastanhadas, irregulares e assimétricas que se distribuem nas áreas fotoexpostas, principalmente face, mãos, pescoço e antebraço. O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos do microagulhamento no tratamento do melasma. Estudo qualitativo do tipo revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada entre Agosto e Dezembro de 2020 no LILACS, SCIELO e PubMed, sem restrição para período de publicação dos artigos, os quais poderiam estar em inglês ou português. Foram selecionados quatro estudos que avaliaram os efeitos do microagulhamento no tratamento do melasma. Conclui-se que todas as técnicas empregadas no tratamento do melasma tiveram resultados satisfatórios, mas o microagulhamento associado ao ácido tranexâmico apresentou melhores resultados terapêuticos e, isso pode ser atribuído à permeação mais profunda e uniforme desse princípio ativo por meio de microcanais criados pelas microagulhas. microcanais criados pelas microagulhas.
Palavras-chave: Melanose
Melasma
Microagulhamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2479
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2_ Lorena Lopes Pereira.pdf30,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador