PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Samarah Garcia-
dc.date.accessioned2021-08-16T20:28:01Z-
dc.date.available2021-08-16T20:28:01Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2464-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola-
dc.subjectFormação-
dc.titleReflexões sobre o sentido da escola: contextos e contradiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Liliane Barros de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764901026226307pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute à relação intrínseca entre educação, escola e formação em seus contextos e relações. Na Grécia do período clássico os gregos buscam o sentido original da formação do homem para vida pública, visando a existência da pólis e do homem excelente e justo, o que exige permanente cuidado e vigilância sobre os interesses e a vontade dos indivíduos. Daí o sentido e a importância fundamental conferida à paideía, à educação como formação cívica e cultural para a efetiva participação na vida coletiva. Ao caminhar no sentido oposto, a educação e a escola hoje têm se perdido na esfera da prática, do utilitário, da qualificação, da profissionalização do indivíduo, da preparação para o mercado de trabalho, e esquecido o sentido primeiro de sua existência: contribuir para que o homem, a sociedade e a humanidade busquem a excelência, a vida virtuosa. Uma educação, uma escola diferente, não só é possível, mas necessária, e trabalhar para instituí-la é defender a causa da autonomia, da liberdade, da política, da primazia da vida pública e da ética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SAMARAH_MONOGRAFIA FINAL.pdf309,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador