PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sintomas vestibulares em crianças com e sem queixa de dificuldade escolar
Autor(es): Matos, Wanessa Ferreira
Primeiro Orientador: Zuliani, Luciana Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Christina Guedes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Allan Kardec Gomes de
Resumo: Objetivo Geral: Verificar possível associação entre dificuldades escolares e altera-ções vestibulares em crianças de 7 a 12 anos. Objetivo Específico: Analisar sinto-mas vestibulares em crianças de 7 a 12 anos com e sem dificuldades escolares. Me-todologia: Pesquisa transversal, analítica e descritiva, observacional, de aborda-gem quantitativa. A amostra foi constituída por 65 participantes adultos, pais de cri-anças com idade entre 7 a 12 anos, de ambos os gêneros que apresentavam ou não dificuldades escolares. Estes responsáveis responderam a um questionário online com perguntas objetivas relacionadas a audição, equilíbrio corporal e aten-ção. O instrumento de coleta de dados foi elaborado por Barbosa e Malt, (2007), e utilizado com o consentimento das autoras. Resultado: Os participantes foram per-guntados se as crianças lembravam o nome de lugares ou pessoas, para o grupo sem queixa 35 (76%) responderam que sim, 5 (11%) que não e 6 (10%) as vezes. Para o grupo com queixas, 5 (26%) disseram que sim, 6 (31%) que não e 8 (42%) as vezes. Conclusão: À partir apenas das respostas obtidas no instrumento de coleta de dados não é possível identificar associação direta entre dificuldades escolares e alterações vestibulares em crianças de 7 a 12 anos. Há uma tendência para o grupo das crianças com queixas de dificuldades escolares terem mais dificuldade de me-mória e de atenção.
Abstract: General Objective: To verify a possible association between school difficulties and vestibular alterations in children aged 7 to 12 years. Specific Objective: To analyze vestibular symptoms in children from 7 to 12 years old with and without school diffi-culties. Methodology: Cross-sectional, analytical and descriptive research, observa-tional, with a quantitative approach. The sample consisted of 65 adult participants, parents of children aged 7 to 12 years, of both genders, who had or not school diffi-culties. These guardians answered an online questionnaire with objective questions related to hearing, body balance and attention. The data collection instrument was developed by Barbosa and Malt, (2007), and used with the consent of the authors. Result: Participants were asked if the children remembered the names of places or people, for the group without complaints 35 (76%) answered yes, 5 (11%) no and 6 (10%) sometimes. For the group with complaints, 5 (26%) said yes, 6 (31%) said no and 8 (42%) sometimes. Conclusion: Based only on the responses obtained in the data collection instrument, it is not possible to identify a direct association between school difficulties and vestibular alterations in children aged 7 to 12 years. There is a tendency for the group of children with complaints of school difficulties to have more difficulty with memory and attention. Keywords: Learning; Vestibular diseases; Vertigo.
Palavras-chave: Aprendizagem
Doenças vestibulares
Vertigem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2452
Data do documento: 17-Jun-2021
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