PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Wanessa Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-12T18:31:38Z-
dc.date.available2021-07-12T18:31:38Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2452-
dc.description.abstractGeneral Objective: To verify a possible association between school difficulties and vestibular alterations in children aged 7 to 12 years. Specific Objective: To analyze vestibular symptoms in children from 7 to 12 years old with and without school diffi-culties. Methodology: Cross-sectional, analytical and descriptive research, observa-tional, with a quantitative approach. The sample consisted of 65 adult participants, parents of children aged 7 to 12 years, of both genders, who had or not school diffi-culties. These guardians answered an online questionnaire with objective questions related to hearing, body balance and attention. The data collection instrument was developed by Barbosa and Malt, (2007), and used with the consent of the authors. Result: Participants were asked if the children remembered the names of places or people, for the group without complaints 35 (76%) answered yes, 5 (11%) no and 6 (10%) sometimes. For the group with complaints, 5 (26%) said yes, 6 (31%) said no and 8 (42%) sometimes. Conclusion: Based only on the responses obtained in the data collection instrument, it is not possible to identify a direct association between school difficulties and vestibular alterations in children aged 7 to 12 years. There is a tendency for the group of children with complaints of school difficulties to have more difficulty with memory and attention. Keywords: Learning; Vestibular diseases; Vertigo.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDoenças vestibulares-
dc.subjectVertigem-
dc.titleSintomas vestibulares em crianças com e sem queixa de dificuldade escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zuliani, Luciana Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0495722051934359pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Christina Guedes de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719389493839062pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Allan Kardec Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388943649245662pt_BR
dc.description.resumoObjetivo Geral: Verificar possível associação entre dificuldades escolares e altera-ções vestibulares em crianças de 7 a 12 anos. Objetivo Específico: Analisar sinto-mas vestibulares em crianças de 7 a 12 anos com e sem dificuldades escolares. Me-todologia: Pesquisa transversal, analítica e descritiva, observacional, de aborda-gem quantitativa. A amostra foi constituída por 65 participantes adultos, pais de cri-anças com idade entre 7 a 12 anos, de ambos os gêneros que apresentavam ou não dificuldades escolares. Estes responsáveis responderam a um questionário online com perguntas objetivas relacionadas a audição, equilíbrio corporal e aten-ção. O instrumento de coleta de dados foi elaborado por Barbosa e Malt, (2007), e utilizado com o consentimento das autoras. Resultado: Os participantes foram per-guntados se as crianças lembravam o nome de lugares ou pessoas, para o grupo sem queixa 35 (76%) responderam que sim, 5 (11%) que não e 6 (10%) as vezes. Para o grupo com queixas, 5 (26%) disseram que sim, 6 (31%) que não e 8 (42%) as vezes. Conclusão: À partir apenas das respostas obtidas no instrumento de coleta de dados não é possível identificar associação direta entre dificuldades escolares e alterações vestibulares em crianças de 7 a 12 anos. Há uma tendência para o grupo das crianças com queixas de dificuldades escolares terem mais dificuldade de me-mória e de atenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1347322631580900pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Wanessa Matos.pdf409,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador