PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2361
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interface mimética entre literatura e direito: o crime impossível em "o enfermeiro", de Machado de Assis
Título(s) alternativo(s): O crime impossível em "o enfermeiro", de Machado de Assis
Autor(es): Cascalho, Pedro Luiz
Primeiro Orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Elizete Albina
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Fernanda Rodrigues Pires de
Resumo: O presente trabalho de final de curso – TCC II, tem por escopo analisar a interface entre a linguagem literária e a jurídica cujos discursos interpretativos decorrem de argumentos hermeneuticamente construídos visando seduzir, provocar angústias, inquietações existenciais, de modo que seja possível emergir interpretações oriundas do espanto estético. Desse modo, na ótica literária, explicar como se dá a apropriação do fato jurídica pela literatura e de que forma se constrói semioses com repercussão no tecido social face à esta representatividade mimética surgida da fusão entre essas duas linguagens tão peculiares. Para atingir este desiderato, o conto “O Enfermeiro”, de Machado de Assis se constitui no corpus literário; no que tange ao suporte teórico, relativo às questões postas pela literatura, o mesmo se apoia nos livros “A obra aberta”, de Umberto Eco, “Ato de leitura: teoria do efeito estético”, de Wolfgang Iser, tendo em vista a compreensão da interpretação que o leitor faz sob o prisma da teoria da recepção, ou seja, o leitor percebe e interpreta a obra como sendo aberta, pois não existe um sistema crítico fechado que detenha a única vertente interpretativa. No conto, o personagem Felisberto padece de grave doença, o aneurisma cerebral; assim, com amparo nos ensinamentos descrito por Patrícia Bozetto Ambrosi no livro “Aneurismas Cerebrais: Hemodinâmica, Diagnóstico e Tratamento” servirão para descrever esse problema de ordem médica em toda sua sintomatologia, em especial, porque em muitos casos, o aneurisma pode levar o padecente à morte súbita quanto ocorre o rompimento. Quanto aos fatos do direito, a na obra “Curso de Direito penal: parte geral: art. 1 a 120 do Código Penal”, de Guilherme Souza Nucci, teremos o sustentáculo para tratar do crime impossível como elemento que servirá para construir a ausência de tipicidade, nos termos do art. 17, do Código Penal, que poderia, em tese, ser atribuída ao personagem ficcional Procópio. Impende registra que Machado de Assis, em suas narrativas, se dirige diretamente ao leitor de forma provocativa, exigindo que este se atente para os detalhes. Outro elemento característico de Machado é a relação que ele descreve entre os personagens é o dinheiro visto como catalisador da falibilidade humana em função da ganância. Enfim, a dialogicidade entre literatura e direito são vertentes humanas de conhecimento cuja elo simbiótico se faz por intermédio da linguagem; ela permite o acesso ao imaginoso e onírico, mas também constrói significações racionais; logo, no dizer de Cândido, organiza os espaços mentais humanos, atribuindo-lhe nova ordenações estruturantes da visão ideológica, políticas e econômicas do mundo.
Palavras-chave: Literatura
Direito
Obra aberta
Efeito estético
Interpretação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2361
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - PEDRO LUIZ CASCALHO - Versão Definitiva.pdf770,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador