PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2321
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas no ensino de ciências biológicas
Autor(es): Bittencourt, Lucas Gomes
Primeiro Orientador: Lemos, José Wellington Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lins, Ana Maria da Silva Curado
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Maria Vilma de Sousa
Resumo: Tendo em vista que os professores demandam de métodos diferentes para apresentar aos estudantes o seu componente curricular, surgiu a necessidade de pesquisar sobre metodologias ativas, a fim de investigar a influência desse método de aprendizagem na formação dos estudantes no Ensino Médio. Para tanto, é imprescindível identificar o uso das metodologias ativas dentro das salas de aulas, fazendo com que o professor compreenda como torná-las exitosas, propiciando aos estudantes a consolidação real do seu aprendizado. Desta maneira, elabora-se, uma pesquisa qualitativa em que nos deparamos com diversas metodologias ativas que possibilitam que o estudante aprenda melhor quando este participa ativamente do processo de aprendizagem, permitindo com que o docente diversifique a forma de ministrar tais aulas, o que impõe a constatação de que as metodologias ativas são fundamentais para o processo de aprendizagem dos estudantes que nelas estão inseridos, obtendo assim, resultados satisfatórios.
Abstract: Considering that teachers demand different methods to present their curricular component to students, there was a need to research active methodologies, in order to investigate the influence of this method of learning in the education of students in high school. Therefore, it is essential to identify the use of active methodologies within the classroom, making the teacher understand how to make them successful, providing students with the real consolidation of their learning. In this way, a qualitative research is elaborated in which we are faced with several active methodologies that enable the student to learn better when he/she actively participates in the learning process, allowing the teacher to diversify the way of ministering such classes, which imposes the observation that active methodologies are essential for the learning process of students who are inserted in them, thus obtaining satisfactory results.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2321
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas tcc FINAL-mesclado.pdf287,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador