PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2261
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Falhas de comunicação entre pilotos e controladores com fonia em inglês: causas e possíveis soluções
Título(s) alternativo(s): Communication failures between pilots and air traffic controllers with english phraseology: Causes and possible solutions
Autor(es): Silva, Ângelo Roger Sales da
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, William Rodrigues da
Resumo: Este estudo tem como temática as falhas de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo com fonia em inglês, observando suas causas e possíveis soluções para essas falhas. O objetivo da pesquisa é atestar a existência de intercorrências, em especial se ainda são presentes nas operações internacionais, propiciadas pela comunicação deficiente em inglês, que já algumas delas resultaram em acidentes e incidentes aéreos, além de reforçar junto à comunidade aeronáutica, sobretudo aos pilotos, a importância da proficiência neste idioma. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada no estudo foi a qualitativa, com procedimentos documental e bibliográfico. Verificou-se que nos três acidentes e em um incidente abordados na pesquisa, houve falhas de comunicação entre os pilotos e controladores que contribuíram para os eventos e, em alguns desses acidentes, havia apenas um membro da tripulação com fluência na língua inglesa. Para minimizar os problemas de comunicação nesse idioma, a ICAO estabeleceu diretrizes voltadas às provas de proficiência que comprovem o domínio da língua. Entretanto, verificou-se junto a avaliadores experientes que o nível ICAO 4, exigido da tripulação para as operações internacionais, não é suficiente para garantir a segurança do voo quando as operações envolvam emergência. Assim, o estudo confirmou que de fato há uma comunicação deficiente na língua inglesa, observada mesmo após a instituição das provas de proficiência linguística por parte da ICAO, considerando o incidente envolvendo falhas de comunicação com pilotos nível 4 da ICAO de proficiência em língua inglesa. Também foi possível verificar que o uso de tecnologia de comunicação por enlace de dados, no caso o CPDLC, é um recurso para reduzir as intercorrências na comunicação entre pilotos e controladores de voo.
Abstract: This study focuses on communication failures between pilots and air traffic controllers with English speaking voice, observing their causes and possible solutions for these failures. The objective of the research is to verify the reality of these complications, that is to say, if they are still present in international operations, caused by the deficient communication in English, that some of them have already resulted in air accidents and incidents, in addition to reinforcing with the aeronautical community, especially to pilots, the importance of proficiency in this language. To achieve the proposed objective, the methodology adopted in the study was qualitative, with documentary and bibliographic procedures. It was found that in the three accidents and in one incident covered in the research, there were communication failures between the pilots and controllers that contributed to the events and, in some of these accidents, there was only one crew member fluent in the English language. In order to minimize communication problems in this language, the ICAO has established guidelines for proof of proficiency that prove proficiency in the language. However, it was verified with experienced evaluators that the ICAO level 4, required for international operations, is not sufficient to guarantee the safety of the flight when the operations involve an emergency. Thus, the study confirmed that in fact there is poor communication in the English language, observed even after the institution of language proficiency tests by ICAO, considering the incident involving communication failures with ICAO level 4 pilots of English language proficiency. It was also possible to verify that the use of data link communication technology, in this case CPDLC, is a resource to reduce complications in communication between pilots and flight controllers.
Palavras-chave: Comunicação
Proficiência linguística
Inglês aeronáutico
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2261
Data do documento: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Final Ângelo Roger.pdf354,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador