PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ângelo Roger Sales da-
dc.date.accessioned2021-06-26T12:29:31Z-
dc.date.available2021-06-26T12:29:31Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2261-
dc.description.abstractThis study focuses on communication failures between pilots and air traffic controllers with English speaking voice, observing their causes and possible solutions for these failures. The objective of the research is to verify the reality of these complications, that is to say, if they are still present in international operations, caused by the deficient communication in English, that some of them have already resulted in air accidents and incidents, in addition to reinforcing with the aeronautical community, especially to pilots, the importance of proficiency in this language. To achieve the proposed objective, the methodology adopted in the study was qualitative, with documentary and bibliographic procedures. It was found that in the three accidents and in one incident covered in the research, there were communication failures between the pilots and controllers that contributed to the events and, in some of these accidents, there was only one crew member fluent in the English language. In order to minimize communication problems in this language, the ICAO has established guidelines for proof of proficiency that prove proficiency in the language. However, it was verified with experienced evaluators that the ICAO level 4, required for international operations, is not sufficient to guarantee the safety of the flight when the operations involve an emergency. Thus, the study confirmed that in fact there is poor communication in the English language, observed even after the institution of language proficiency tests by ICAO, considering the incident involving communication failures with ICAO level 4 pilots of English language proficiency. It was also possible to verify that the use of data link communication technology, in this case CPDLC, is a resource to reduce complications in communication between pilots and flight controllers.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectProficiência linguística-
dc.subjectInglês aeronáutico-
dc.titleFalhas de comunicação entre pilotos e controladores com fonia em inglês: causas e possíveis soluçõespt_BR
dc.title.alternativeCommunication failures between pilots and air traffic controllers with english phraseology: Causes and possible solutionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, William Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0620233901035439pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como temática as falhas de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo com fonia em inglês, observando suas causas e possíveis soluções para essas falhas. O objetivo da pesquisa é atestar a existência de intercorrências, em especial se ainda são presentes nas operações internacionais, propiciadas pela comunicação deficiente em inglês, que já algumas delas resultaram em acidentes e incidentes aéreos, além de reforçar junto à comunidade aeronáutica, sobretudo aos pilotos, a importância da proficiência neste idioma. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia adotada no estudo foi a qualitativa, com procedimentos documental e bibliográfico. Verificou-se que nos três acidentes e em um incidente abordados na pesquisa, houve falhas de comunicação entre os pilotos e controladores que contribuíram para os eventos e, em alguns desses acidentes, havia apenas um membro da tripulação com fluência na língua inglesa. Para minimizar os problemas de comunicação nesse idioma, a ICAO estabeleceu diretrizes voltadas às provas de proficiência que comprovem o domínio da língua. Entretanto, verificou-se junto a avaliadores experientes que o nível ICAO 4, exigido da tripulação para as operações internacionais, não é suficiente para garantir a segurança do voo quando as operações envolvam emergência. Assim, o estudo confirmou que de fato há uma comunicação deficiente na língua inglesa, observada mesmo após a instituição das provas de proficiência linguística por parte da ICAO, considerando o incidente envolvendo falhas de comunicação com pilotos nível 4 da ICAO de proficiência em língua inglesa. Também foi possível verificar que o uso de tecnologia de comunicação por enlace de dados, no caso o CPDLC, é um recurso para reduzir as intercorrências na comunicação entre pilotos e controladores de voo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
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dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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