PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2228
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A visão do enfermeiro acerca do programa ministerial de saúde do homem: revisão narrativa
Autor(es): Silva, Carlos Eduardo Freitas da
Ferreira, Karine de Sousa
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Luciene Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Leila Márcia Pereira de
Resumo: Objetivo: Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no contexto da saúde do homem na atenção básica, analisando o que tem sido publicado acerca da Saúde do Homem por enfermeiros da Atenção Primária. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa, desenvolvido por meio de buscas de artigos e manuais em bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Resultados: Os enfermeiros devem estar atentos em relação à PNAISH, visto que muitas vezes a deficiência dos conhecimentos relacionados a esta política ocorre pela falta de sensibilização dos profissionais em buscar informações para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de ações direcionadas ao homem, Os achados apontam que as dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros envolvem sobretudo: Ausência do homem; sentimentos de receio vinculado ao trabalho; enorme déficit na capacitação dos profissionais em saúde do homem e no conhecimento sobre a Política Nacional de Atenção Integral à saúde do Homem (PNAISH) principalmente durante a graduação; incompatibilidade de horários e feminilização desses serviços . Conclusão: Diante disso, são evidentes as limitações para a afetiva implementação da PNAISH nas Estratégias Saúde da Família, sendo que, a falta de conhecimento por parte dos enfermeiros a respeito da política é notória, tornando necessário implementação durante a formação acadêmica. Vale ressaltar a necessidade das esferas governamentais assegurarem instrumentos para a inclusão do homem nos serviços à saúde, primordialmente, na Atenção Primária à Saúde. Constatou-se que, de fato, compreender e enfocar a saúde do homem na APS é um desafio às políticas públicas de saúde, pois estas, até pouco tempo, não reconheciam a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos como questões associadas ao homem.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Enfermeiros
Saúde do homem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2228
Data do documento: 23-Abr-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 KARINE E CARLOS VERSAO FINAL (1).docxTCC Karine e Carlos54,45 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
REPOSITÓRIO CARLOS E KARINE.pdfTermo de autorização de publicação de produção academica2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador