Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2194
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A empatia em estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Vaz, Beatriz Moreira Caetano Paraizo, Vanessa Alves |
Primeiro Orientador: | Almeida, Rogério José de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Leonardo Luiz |
Resumo: | Introdução: A discussão sobre a empatia na formação médica vem se aprofundando em âmbito mundial. Escolas médicas ao redor do mundo vêm sendo investigadas e seus estudantes avaliados, principalmente por meio da Escala Jefferson de Empatia Médica versão para estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura científica mundial, resultados de estudos que investigaram a empatia em estudantes de medicina. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica com coleta dos dados nas bases PubMed e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Para a busca dos artigos, foram utilizados os Descritores da Saúde: empatia, curso de medicina e estudantes de medicina (empathy, medicine course and medical student). Os critérios de inclusão foram: artigos que investigaram a empatia em estudantes de medicina, que se utilizaram da escala Jefferson de Empatia desenvolvida para estudantes de medicina; artigos publicados em português, inglês e espanhol e artigos publicados entre 2015 a 2020. Os critérios de exclusão foram: artigos repetidos na busca; artigos de revisão de literatura, dissertações e teses. Resultados: Foi encontrada uma amostra final de 17 artigos, os quais analisam os fatores responsáveis pelo declínio da empatia em estudantes de medicina de todo o mundo. As variáveis abordadas foram: os anos de graduação, as características pessoais de cada indivíduo (gênero e idade), os fatores externos como um sistema de ensino integrado, uma matriz curricular mais rica em conteúdo de ciências humanas e um contato prático com pacientes mais precoce, a participação em trabalhos voluntários, o contato próximo com enfermidade de amigos, as disfuncionalidades familiares, a escolha da medicina como sendo a primeira opção de carreira do estudante e a escolha de especialidades clínicas com maior contato médico-paciente. Conclusão: Diante das evidências encontradas é possível entender como a empatia nos estudantes de medicina é moldada por diversas variáveis durante sua formação acadêmica. Isso permite desenvolver estratégias a fim de se solucionar a tendência decrescente dos escores de empatia ao longo da graduação, por meio da introdução, principalmente, de encontro clínico mais precoce e de matérias das ciências humanas nas matrizes curriculares em cursos de medicina em todo o mundo. |
Palavras-chave: | Empatia Estudantes de medicina Relação médico-paciente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2194 |
Data do documento: | 22-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Artigo Final - RBEM - Beatriz & Vanessa - Finalizado e Submetido.pdf | 192,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador