PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Beatriz Moreira Caetano-
dc.creatorParaizo, Vanessa Alves-
dc.date.accessioned2021-06-25T13:43:49Z-
dc.date.available2021-06-25T13:43:49Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2194-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectRelação médico-pacientept_BR
dc.titleA empatia em estudantes de medicina: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5504604536035282pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915397492724544pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Leonardo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153436057725516pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A discussão sobre a empatia na formação médica vem se aprofundando em âmbito mundial. Escolas médicas ao redor do mundo vêm sendo investigadas e seus estudantes avaliados, principalmente por meio da Escala Jefferson de Empatia Médica versão para estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura científica mundial, resultados de estudos que investigaram a empatia em estudantes de medicina. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica com coleta dos dados nas bases PubMed e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Para a busca dos artigos, foram utilizados os Descritores da Saúde: empatia, curso de medicina e estudantes de medicina (empathy, medicine course and medical student). Os critérios de inclusão foram: artigos que investigaram a empatia em estudantes de medicina, que se utilizaram da escala Jefferson de Empatia desenvolvida para estudantes de medicina; artigos publicados em português, inglês e espanhol e artigos publicados entre 2015 a 2020. Os critérios de exclusão foram: artigos repetidos na busca; artigos de revisão de literatura, dissertações e teses. Resultados: Foi encontrada uma amostra final de 17 artigos, os quais analisam os fatores responsáveis pelo declínio da empatia em estudantes de medicina de todo o mundo. As variáveis abordadas foram: os anos de graduação, as características pessoais de cada indivíduo (gênero e idade), os fatores externos como um sistema de ensino integrado, uma matriz curricular mais rica em conteúdo de ciências humanas e um contato prático com pacientes mais precoce, a participação em trabalhos voluntários, o contato próximo com enfermidade de amigos, as disfuncionalidades familiares, a escolha da medicina como sendo a primeira opção de carreira do estudante e a escolha de especialidades clínicas com maior contato médico-paciente. Conclusão: Diante das evidências encontradas é possível entender como a empatia nos estudantes de medicina é moldada por diversas variáveis durante sua formação acadêmica. Isso permite desenvolver estratégias a fim de se solucionar a tendência decrescente dos escores de empatia ao longo da graduação, por meio da introdução, principalmente, de encontro clínico mais precoce e de matérias das ciências humanas nas matrizes curriculares em cursos de medicina em todo o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.relation.references1. Machado CDB, Wuo A, Heinzle M. Educação médica no Brasil: uma análise histórica sobre a formação acadêmica e pedagógica. Rev Bras Educ Med. 2018;42(4):66–73. 2. Conselho Nacional De Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, 2001. 2001;1–6. 3. Conselho Nacional De Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, 2014. 2014;2014(c):8–11. 4. Meireles MAC, Fernandes CCP, Silva LS. Novas diretrizes curriculares nacionais e a formação médica: expectativas dos discentes do primeiro ano do curso de medicina de uma instituição de ensino superior. Rev Bras Educ Med. 2019;43(2):67-78. 5. Pires MFDN, Roazzi A. Empatia e sua avaliação: considerações teóricas e metodológicas. Rev Amaz. 2016;17(1):158-72. 6. Oliveira NC, Bandeira S, Pitanga AV. O conceito de empatia sob a perspectiva da psicologia contemporânea. Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica. 2019;1–16. 7. Mufato LF, Gaíva MAM. Empatia em saúde: revisão integrativa. Rev Enferm do Cent Oeste Min. 2019;9:1-12. 8. Nascimento HCF, Ferreira Júnior WA, Silva AMTC, Carvalho IGM, Bastos GCFC, Almeida RJ. Análise dos níveis de empatia de estudantes de medicina. Rev Bras Educ Med. 2018;42(1):152-60. 9. Charlo JCP, Dios MTC. Empatia no cotidiano do curso de graduação de medicina a partir de uma revisão integratva. Brazilian J Dev. 2019;5(6):5983–92. 10. Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2009;8(1):102-6. 11. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, Altman D, Antes G, et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. 12. Anaya MVM, Amador LRT, Martínez FG. Factores relacionados con la empatía en estudiantes de medicina de la Universidad de Cartagena. Rev Clin Med Fam. 2015;8(3):185-92. 13. Benabbas R. Empathy in Iranian medical students: a comparison by age, gender, academic performance and specialty preferences. Med J Islam Repub Iran. 2016;30(1):1-7. 14. Quince TA, Kinnersley P, Hales J, Silva A, Moriarty H, Thiemann P, et al. Empathy among undergraduate medical students: a multi-centre cross-sectional comparison of students beginning and approaching the end of their course. BMC Med Educ. 2016;16(1):1-10. 15. Raof AM, Yassin BA. Measuring empathy levels among Kurdish medical students in Erbil City, Iraq cross-sectional study. Sultan Qaboos Univ Med J. 2016;16(1):e62-7. 16. Calzadilla-Núñez A, Díaz-Narváez VP, Dávila-Pontón Y, Aguilera-Muños J, Fortich-Mesa N, Aparicio-Marenco D, et al. Erosión empática durante la formación médica según el género. estudio transversal. Arch Argent Pediatr. 2017;115(6):556-61. 17. Chatterjee A, Ravikumar R, Singh S, Chauhan OS, Goel M. Clinical empathy in medical students in India measured using the Jefferson Scale of Empathy–Student Version. J Educ Eval Health Prof. 2017;14(33):1-6. 18. O’Sullivan DM, Moran J, Corcoran P, O’Flynn S, O’Tuathaigh C, O’Sullivan AM. Medical school selection criteria as predictors of medical student empathy: a cross-sectional study of medical students, Ireland. BMJ Open. 2017;7:e016076. 19. Tariq N, Rasheed T, Tavakol M. A quantitative study of empathy in pakistani medical students: A multicentered approach. J Prim Care Community Heal. 2017;8(4):294-9. 20. Li D, Xu H, Kang M, Ma S. Empathy in chinese eight-year medical program students: differences by school year, educational stage, and future career preference. BMC Med Educ. 2018;18(1):1-9. 21. Moreto G, Santos IS, Pessini L, Lotufo PA. Assessing empathy among medical students: A comparative analysis using two different scales in a brazilian medical school. Educ Médica. 2018;19:162-70. 22. Tariq N, Tayyab A, Jaffery T. Differences in empathy levels of medical students based on gender, year of medical school and career choice. J Coll Physicians Surg Pakistan. 2018;28(4):310-3. 23. Archer E, Turner R. Measuring empathy in a group of South African undergraduate medical students using the student version of the Jefferson Scale of Empathy. African J Prim Heal Care Fam Med. 2019;11(1):1-5. 24. Ulloque MJ, Villalba S, Varela de Villalba T, Fantini A, Quinteros S, Díaz-Narváez V. Niveles de empatía en estudiantes de medicina de Córdoba, Argentina. Arch Argent Pediatr. 2019;117(2):81-6. 25. Hojat M, Shannon SC, Desantis J, Speicher MR, Bragan L, Calabrese LH. Does empathy decline in the clinical phase of medical education? a nationwide, multi-institutional, cross-sectional study of students at DO-Granting Medical Schools. Acad Med. 2020;95(6):911-8. 26. Santiago LM, Rosendo I, Coutinho ML, Maurício KS, Neto I, Simões JA. Comparing empathy in medical students of two Portuguese medicine schools. BMC Med Educ. 2020;20(1):1-6. 27. Ye X, Guo H, Xu Z, Xiao H. Empathy variation of undergraduate medical students after early clinical contact: a cross-sectional study in China. BMJ Open. 2020;10(7):e035690.pt_BR
dc.degree.graduationMedicinapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Final - RBEM - Beatriz & Vanessa - Finalizado e Submetido.pdf192,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador