PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2151
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A adoção por casais homoafetivos
Autor(es): Rodrigues, Laryssa Tavares
Primeiro Orientador: Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: O objeto deste trabalho é a adoção por casais homoafetivos. Podemos ver que ao longo dos anos foram surgindo novos tipos familiares, motivando o direito a evoluir para atender aos desejos da sociedade atual. O Supremo Tribunal Federal reconheceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, trazendo com isso, grandes exemplos de que o direito tem que respeitar o progresso social. Com esse reconhecimento surgiram novas indagações, que por meio das quais, salienta o tema deste trabalho. O Brasil ainda não compreende lei especifica que estabelece a adoção por casais homoafetivos, devido a uma força impetuosa de porcentagem da população que de certa forma se dá como preconceituosa. Entretanto, também não há nenhuma proibição no Ordenamento Jurídico Brasileiro que seja contra a adoção por casais homoafetivos. Já se segue tramite de projeto de lei que explana tal tema. Foi tecida muitas discussões acerca da eventualidade de uma criança ou adolescente conviver com duas mulheres ou dois homens. Com isso, toda a pesquisa estará voltada para o estudo da adoção da criança ou adolescente, visando sua proteção, e ressaltando que este não poderá passar por nenhum tipo de constrangimento. Na realidade, o que deve ser observado é o amor entre os pais e o filho e, principalmente o melhor interesse do menor. Não é certo que uma criança que foi colocada para adoção tenha um pedido de adoção indeferido porque os adotantes são pessoas do mesmo sexo, ou seja, casal homoafetivo.
Palavras-chave: Adoção
Homoafetividade
Preconceito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2151
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3. Termo publicação Repositório TCC.pdf386,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCCII - LARYSSA TAVARES RODRIGUES.pdf388,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador