PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
Autor(es): Siqueira, Marília Gabriela Silva
Primeiro Orientador: Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Ana Maria de Sousa
Resumo: Os assassinos em série sempre estiveram presente na sociedade, embora não fossem inicialmente conhecidos por esse nome. Ressalte-se que a identificação do modelo psicopático constitui uma forma real de prevenção contra a relação ou implicação com o agente perigoso que ela designa. O presente trabalho visa compreender e estudar o perfil psicopático dos serial killers para que, ao compreender seu universo e seu modo de agir, seja possível uma identificação mais fácil. É também objetivo desta redação, verificar o arcabouço forense dado aos psicopatas, como os serial killers, no Brasil. A metodologia usada na pesquisa foi bibliográfica, utilizando livros, pesquisas, jurisprudência e legislação. Ressalte-se que o serial killer, inserido no tipo psicopático, é o indivíduo que possui um transtorno antissocial, que consiste em uma característica muito importante, pois, por ser algo congênito, nato, seus males não têm cura. Assim, concluímos que eles se apresentam como um perfil impossível de se regenerar, pois além de não poderem ser curados, não têm capacidade de viver em sociedade de forma tranquila. Assim, no campo penal, são considerados semi-imputaveis e a medida de segurança parece ser o tratamento mais adequado para os serial killers. Apresentam-se como um perfil impossível de regenerar, pois além de não serem curáveis, não têm capacidade de conviver em sociedade de forma pacífica.
Palavras-chave: Assassino em série
Personalidade
Medida de segurança
Sem cura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Data do documento: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3. AUTORIZAÇÃO REPOSITORIO.pdf138,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - MARILIA PRONTO.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador