PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Farmácia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nanoemulsões antienvelhecimento: uma inovação para o mercado cosmético
Autor(es): Garcia, Mariana Botelho
Primeiro Orientador: Zampieri, Ana Lúcia Teixeira de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vinicius Barreto da
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Wanessa Machado
Resumo: Cosméticos são formulações de origem natural e/ou sintética que podem ser utilizados para diversas finalidades. Dentre eles, os produtos antienvelhecimento têm tomado grande parte do mercado, uma vez que a população busca incessantemente o retardo do envelhecimento cutâneo. Dentre as formas cosméticas que um produto anti-idade pode apresentar, as nanoemulsões vêm se tornando atraentes frente a diversas vantagens que apresentam. Tendo em vista este cenário, o objetivo deste trabalho foi reunir informações sobre nanoemulsões, bem como, seu uso antienvelhecimento, destacando as vantagens e desvantagens destes produtos. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica selecionando estudos que tratam de nanoemulsões e a utilização desse sistema para a produção de cosméticos anti-idade. O envelhecimento cutâneo é um processo biológico que ocorre por ação de fatores genéticos e ambientais. Para retardar este processo podem ser utilizados agentes antioxidantes. Dentre as principais substâncias que promovem este efeito encontram-se as vitaminas C e E e os retinóides, que são amplamente utilizados em cosméticos por apresentarem inúmeras vantagens. Dentre as formas cosméticas que podem conter antioxidantes, existem as nanoemulsões. Elas são conceituadas como sistemas heterogêneos em que um líquido se encontra imiscível em outro na forma de gotículas. É composta de duas fases e pode ser classificada como emulsão água em óleo ou óleo em água. Sua principal característica envolve o tamanho das gotículas dispersas (1 a 500 nm). As nanoemulsões são formadas por diferentes componentes e, cada um deles, possui sua importância no nanossistema, auxiliando na composição do equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL). Existem dois métodos principais para produção de nanoemulsões, através do fornecimento de baixa ou alta energia de emulsificação. Nanoemulsões antienvelhecimento têm sido utilizadas com frequência no mercado cosmético atual. Apesar de esses nanossistemas apresentarem algumas desvantagens é inegável o fato de que carreiam consigo inúmeras vantagens que as fazem tão importantes como formas cosméticas anti-idade. Neste contexto, a utilização das nanoemulsões como cosméticos antienvelhecimento vem sendo amplamente explorada e, é de extrema relevância, que mais estudos sejam desenvolvidos em busca de conhecimentos sobre estes produtos.
Palavras-chave: Cosméticos
Emulsões
Envelhecimento eritrocítico
Vitamina A
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -FARMÁCIA- Mariana Garcia.docx.pdf287,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador