PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/192
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo do período do pêndulo simples dependente da amplitude de oscilação
Autor(es): Oliveira, Eduardo Fernandes de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Clóves Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Anderson Costa da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, André Luiz Cardoso da
Resumo: Os movimentos periódicos e oscilatórios são de grande interesse devido às suas diversas aplicações tanto no campo da Física quanto da engenharia e de áreas técnicas. Um estudo aprofundado sobre a física envolvida nestes movimentos periódicos é de extrema importância para uma descrição do fenômeno em si e para a determinação das leis que regem o seu movimento. O conhecimento destas leis traz uma melhor clareza sobre o fenômeno em questão dando suporte para possíveis aplicações. Aqui neste trabalho tratamos especificamente do movimento de um pêndulo simples considerando não apenas pequenas oscilações como é de costume, mas também considerando o efeito de grandes amplitudes de oscilação. Para isto é necessário obter uma solução mais geral para o problema sem considerar aproximações rotineiramente utilizadas para pequenas oscilações. Assim, foram obtidas neste trabalho as equações diferenciais de movimento que caracterizam e determinam o movimento de um pêndulo simples considerando desde pequenas até grandes amplitudes de oscilação. Estas equações diferenciais foram solucionadas por meio de técnicas de solução de equações diferenciais usando-se métodos de expansão de funções. Foi possível verificar, tanto experimentalmente quanto teoricamente, que para o movimento do oscilador harmônico simples, o seu período de oscilação aumenta e a sua frequência angular diminui com o aumento da amplitude de oscilação. Foi também determinada a faixa de validade da aproximação para pequenas amplitudes de movimento.
Palavras-chave: Pêndulo simples
Amplitude de oscilação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/192
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eduardo v11.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador