PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1911
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ginástica laboral sobre a qualidade de vida e dor de trabalhadores
Autor(es): Machado, Ana Paula Alves
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Basso Filho, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
Resumo: A qualidade de vida vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade, e, nesse sentido, vem sendo inserida a ginástica laboral (GL) em várias empresas, pelos seus inuméros benéficios. A GL consiste em técnicas e exercicios que podem contribuir para produtividade e satisfação do trabalhador, dimunuindo as queixas de dores. Objetivo: Investigar os efeitos da ginástica laboral na qualidade de vida e dor dos trabalhadores. Metodologia: A busca foi conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PubMED) e no Physiotherapy Evidence Database (PEDro). A busca foi realizada no período de agosto de 2020 a março de 2021 e foram selecionados estudos publicados no período de 2000 a 2020. Foram incluídos artigos publicados na íntegra e de acesso irrestrito que retratam a temática referente e artigos indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 35 artigos, evidenciando a ginástica laboral, melhorou a qualidade de vida dos trabalhadores. A ginástica laboral é uma estratégia eficaz, e bem orientada, pode contribuir reduzindo as dores, fadiga, monotonia, estresse, acidentes e doenças ocupacionais dos trabalhadores. Os principais exercicios foram alongamentos passivos e ativos, massagens, palestras educativas, exercicios trabalhando o encurtamento dos músculos, reduzção das dores nas costas, enxaquecas, com intensidade, frequência e duração variáveis. Conclusão: Conclui se que a ginástica laboral foi efetiva na qualidade de vida dos trabalhadores.
Palavras-chave: Ginástica laboral
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1911
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Ana Paula final.docx104,84 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador