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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1865
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão escolar: uma reflexão sobre os alunos especiais no ensino regular |
Autor(es): | Lucio, Juliane Silva Souza |
Primeiro Orientador: | Rocha, Polliana Pires do Carmo Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souto, Ana Kelly Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rocha, José da |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a inclusão escolar e suas perspectivas diante de uma sociedade que ainda não está pronta para aceitar as diferenças. Por diversas vezes questiona-se se a inclusão realmente acontece e, como ela acontece? Será que todas as leis asseguram os direitos das pessoas com necessidades especiais? E o desafio de fazer uma inclusão dentro da sala de aula onde quase todos os alunos são de ensino regular. Refletir sobre o ambiente escolar e as mudanças em seus espaços para receber a inclusão. Além de debater se o professor está preparado para ensinar as diferenças e analisar as formações que os educadores recebem ao longo do ensino, essas foram algumas inquietudes tratadas nesse artigo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, buscando materiais de estudo em artigos científicos, teses, dissertações e a partir desses estudos foi possível repensar e refletir sobre o processo de inclusão e os agentes envolvidos nesse processo, tais como: a sociedade, a família, a própria escola e os educadores. Portanto é necessário que toda a comunidade (família, escola, educadores), encontrem uma maneira para aperfeiçoar juntos a qualidade da vida acadêmica de cada sujeito. E, que os alunos ditos “normais” aprendam com os exemplos de aceitação, em casa, na escola, na sociedade a serem capazes de aceitar as diferenças. |
Abstract: | This article aims to analyze school inclusion and its perspectives in a society that is not yet ready to accept differences. It is often questioned whether inclusion really happens and how does it happen? Do all laws ensure the rights of people with special needs? And the challenge of making an inclusion within the classroom where almost all students are from regular education. Reflect on the school environment and changes in its spaces to receive inclusion. In addition to debating whether the teacher is prepared to teach differences and analyzing the training that educators receive throughout teaching, these were some concerns addressed in this article. The methodology used was bibliographic research, seeking study materials in scientific articles, theses, dissertations and from these studies it was possible to rethink and reflect on the inclusion process and the agents involved in this process, such as: society, the family, the school itself and the educators. Therefore, it is necessary that the entire community (family, school, educators) find a way to improve together the quality of each individual's academic life. And that the so-called “normal” students learn from the examples of acceptance, at home, at school, in society, to be able to accept differences. |
Palavras-chave: | Educação Ensino inclusivo Escola Professor Família |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1865 |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Filosofia |
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