PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1835
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os resultados práticos da aplicação da consciência sistêmica no Direito de Família
Autor(es): Santos, Clara Mendes Villela
Primeiro Orientador: Barbieri, José Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Ana Flávia da Silva
Resumo: O conflito e a sociedade sempre coexistiram. Existem diferentes meios para solucioná- lo, como a jurisdição. Entretanto, não é o único e nem o mais eficaz em razão da alta demanda processual em desproporção à quantidade de servidores, por isso os processos se prolongam no tempo causando mais desgaste entre os conflitantes. Dentro dos conflitos, os familiares são muito prejudicados pela sua complexidade e por serem carregados de sentimentos. Além do mais, nem sempre está exposta no processo a verdadeira raiz do conflito, fazendo com que a análise fria do direito positivado não garanta a melhor solução para as partes. É nesse sentido que o Conselho Nacional de Justiça, na resolução 125/2010, incentiva mecanismos alternativos para solução de litígios. Assim, a constelação familiar, sistematizada por Bert Hellinger, se torna uma ferramenta terapêutica capaz de lançar um novo olhar sob o conflito. O juiz Sami Storch constatou que a utilização dessa ferramenta no Direito contribui para uma resolução de conflitos menos desgastante no Judiciário, denominando-se “Direito Sistêmico”. Com as vivências do magistrado, pode-se observar que a aplicação da consciência sistêmica no Judiciário encontra soluções mais céleres e que garantam a verdadeira paz aos envolvidos, resultando no objetivo principal da Justiça que é a pacificação social. Por isso, o Direito Família, sob a ótica da consciência sistêmica, se mostra mais eficaz para encontrar não só a solução jurídica como também sistêmica capazes de restaurar o equilíbrio familiar.
Palavras-chave: Conflito
Constelação familiar
Direito sistêmico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1835
Data do documento: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC.pdf502,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador