PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do enfermeiro frente a pessoa autista e seus familiares: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Camargo, Ana Carolina Francisca
Araújo, Thauany Loiola de
Primeiro Orientador: Araújo, Lorena Aparecida de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Vianey, Edilene Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
Resumo: Introdução: O termo “autismo” é derivado do próprio quadro sintomatológico relacionado a dificuldade na interação social, em alguns casos já pode ser observado durante as mamadas ao seio da mãe e nos cuidados nos primeiros meses de vida . O Enfermeiro, como membro da equipe multiprofissional, é um dos responsáveis por acompanhar a criança e a família, e deve estar preparado para avaliar o desenvolvimento infantil, a fim de detectar precocemente qualquer anormalidade e tomar as medidas resolutivas para a melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Levantar através da literatura as ações do profissional Enfermeiro frente a pessoa autista e seus familiares. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de natureza qualitativa, nas bases de dados Lilacs, SciELO, MEDLINE, PubMed, Google Schoolar, dos últimos 15 anos na língua portuguesa. Resultado: A partir da leitura e análise dos textos selecionados foram realizadas 64 resenhas críticas, sendo encontrados 43 artigos que adequaram a temática pesquisada. Onze (11) resenhas foram excluídas por não se adequarem a temática e 10 resenhas estavam duplicadas. Após esse levantamento dos artigos na busca literária, foram analisados quanto sua estrutura e os dados divididos em duas tabelas para uma melhor compreensão. Foi incluído na discussão por sua relevância para a profissão de enfermagem e para o Autismo, o manual de diagnósticos “Associação Norte-Americana de Diagnósticos de Enfermagem” (NANDA), (North American Nursing Diagnosis Association). Discussão: Os artigos encontrados na busca eletrônica nas diversas bases destacadas foram selecionados mediante a leitura prévia dos títulos e resumos. Após leitura e resenha crítica dos artigos selecionados deu-se início a análise dos dados por meio de Categorização. Foram selecionadas três categorias, a saber: Conhecimento do Enfermeiro a respeito do autismo; O impacto do diagnóstico para os familiares; Ações do Enfermeiro com o autista e seus familiares. Conclusão: Os estudos analisados trazem a importância do Enfermeiro na assistência, diagnóstico e no cuidado ao indivíduo autista e seus familiares, sendo ele, responsável por acompanhar a criança, a família, avaliar o desenvolvimento infantil, estando apto a detectar precocemente qualquer anormalidade e tomar as medidas resolutivas para a melhoria da qualidade de vida.
Abstract: Introduction: The term "autism" is derived from the very symptomatological picture related to difficulty in social interaction, in some cases it can already be observed during breastfeeding and care during the first months of life. The nurse, as a member of the multiprofessional team, is one of those responsible for accompanying the child and the family, and must be prepared to evaluate the child's development in order to detect any abnormality early and take resolutive measures to improve the quality of life. Objective: To raise through literature the actions of the professional Nurse in front of the autistic patient and his relatives. Metódo: This is an integrative review of literature of a qualitative nature, in the databases Lilacs, SciELO, MEDLINE, PubMed, Google Schoolar, the last 15 years in the Portuguese language. Result: From the reading and analysis of the selected texts, 64 critical reviews were made, being found 43 articles that adapted the researched theme. Eleven (11) reviews were excluded because they did not fit the theme and 10 reviews were duplicated. After this survey of the articles in the literary search, their structure was analyzed and the data divided into two tables for a better understanding. The North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) was included in the discussion for its relevance to the nursing profession and to Autism. Discussion: The articles found in the electronic search in the several highlighted bases were selected through the previous reading of the titles and abstracts. After reading and critical review of the selected articles, the data were analyzed through Categorization. Three categories were selected: Nurse's knowledge about autism; The impact of the diagnosis on family members; Nurse's actions with the autistic and his family members. Conclusion: The analyzed studies bring the importance of the Nurse in the assistance, diagnosis and care to the autistic patient and his relatives, being him responsible to follow the child, the family, to evaluate the infantile development, being able to detect early any abnormality and to take the resolutive measures for the improvement of the life quality
Palavras-chave: Relações familiares
Relações profissional-família
Transtorno do espectro autista
Transtorno autístico
Síndrome de asperger
Cuidado de enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/182
Data do documento: 4-Dez-2020
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