PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Ana Carolina Francisca-
dc.creatorAraújo, Thauany Loiola de-
dc.date.accessioned2020-12-07T17:52:20Z-
dc.date.available2020-12-07T17:52:20Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/182-
dc.description.abstractIntroduction: The term "autism" is derived from the very symptomatological picture related to difficulty in social interaction, in some cases it can already be observed during breastfeeding and care during the first months of life. The nurse, as a member of the multiprofessional team, is one of those responsible for accompanying the child and the family, and must be prepared to evaluate the child's development in order to detect any abnormality early and take resolutive measures to improve the quality of life. Objective: To raise through literature the actions of the professional Nurse in front of the autistic patient and his relatives. Metódo: This is an integrative review of literature of a qualitative nature, in the databases Lilacs, SciELO, MEDLINE, PubMed, Google Schoolar, the last 15 years in the Portuguese language. Result: From the reading and analysis of the selected texts, 64 critical reviews were made, being found 43 articles that adapted the researched theme. Eleven (11) reviews were excluded because they did not fit the theme and 10 reviews were duplicated. After this survey of the articles in the literary search, their structure was analyzed and the data divided into two tables for a better understanding. The North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) was included in the discussion for its relevance to the nursing profession and to Autism. Discussion: The articles found in the electronic search in the several highlighted bases were selected through the previous reading of the titles and abstracts. After reading and critical review of the selected articles, the data were analyzed through Categorization. Three categories were selected: Nurse's knowledge about autism; The impact of the diagnosis on family members; Nurse's actions with the autistic and his family members. Conclusion: The analyzed studies bring the importance of the Nurse in the assistance, diagnosis and care to the autistic patient and his relatives, being him responsible to follow the child, the family, to evaluate the infantile development, being able to detect early any abnormality and to take the resolutive measures for the improvement of the life qualitypt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectRelações profissional-famíliapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectSíndrome de aspergerpt_BR
dc.subjectCuidado de enfermagempt_BR
dc.titleA atuação do enfermeiro frente a pessoa autista e seus familiares: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Lorena Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1655462345908495pt_BR
dc.contributor.referee1Vianey, Edilene Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1963044007053178pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3995417309036959pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O termo “autismo” é derivado do próprio quadro sintomatológico relacionado a dificuldade na interação social, em alguns casos já pode ser observado durante as mamadas ao seio da mãe e nos cuidados nos primeiros meses de vida . O Enfermeiro, como membro da equipe multiprofissional, é um dos responsáveis por acompanhar a criança e a família, e deve estar preparado para avaliar o desenvolvimento infantil, a fim de detectar precocemente qualquer anormalidade e tomar as medidas resolutivas para a melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Levantar através da literatura as ações do profissional Enfermeiro frente a pessoa autista e seus familiares. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de natureza qualitativa, nas bases de dados Lilacs, SciELO, MEDLINE, PubMed, Google Schoolar, dos últimos 15 anos na língua portuguesa. Resultado: A partir da leitura e análise dos textos selecionados foram realizadas 64 resenhas críticas, sendo encontrados 43 artigos que adequaram a temática pesquisada. Onze (11) resenhas foram excluídas por não se adequarem a temática e 10 resenhas estavam duplicadas. Após esse levantamento dos artigos na busca literária, foram analisados quanto sua estrutura e os dados divididos em duas tabelas para uma melhor compreensão. Foi incluído na discussão por sua relevância para a profissão de enfermagem e para o Autismo, o manual de diagnósticos “Associação Norte-Americana de Diagnósticos de Enfermagem” (NANDA), (North American Nursing Diagnosis Association). Discussão: Os artigos encontrados na busca eletrônica nas diversas bases destacadas foram selecionados mediante a leitura prévia dos títulos e resumos. Após leitura e resenha crítica dos artigos selecionados deu-se início a análise dos dados por meio de Categorização. Foram selecionadas três categorias, a saber: Conhecimento do Enfermeiro a respeito do autismo; O impacto do diagnóstico para os familiares; Ações do Enfermeiro com o autista e seus familiares. Conclusão: Os estudos analisados trazem a importância do Enfermeiro na assistência, diagnóstico e no cuidado ao indivíduo autista e seus familiares, sendo ele, responsável por acompanhar a criança, a família, avaliar o desenvolvimento infantil, estando apto a detectar precocemente qualquer anormalidade e tomar as medidas resolutivas para a melhoria da qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.relation.referencesAMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. (DSM-V), 2013. BARBOSA, Maria Angélica Marcheti; BALIEIRO, Maria Magda Ferreira Gomes; PETTENGILL, Myriam Aparecida Mandetta. “Cuidado Centrado na Família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexiva. Texto Contexto – Enfermagem. v 21, Jan-Mar. 2012. Acesso em: 20 de março de 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072012000100022&script=sci_abstract&tlng=pt>. BIFF, Debora; MELLOS, Aline; RIBEIRO, Vinícius Rodrigues; PEREIRA Luana Daudt; MANZONI, Francisco Dias. “Percepções sobre o Autismo sob a ótica das mães”. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 87, n. 25, 2019. Acesso em: 02 de março de 2020. Disponível em: <https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/222/123 > BRASIL. Ministério da Saúde. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo e suas famílias na rede de atenção psicossocial do sistema único de saúde. Brasília, 2015. Acesso em 12 de maio de 2020. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transtorno.pdf BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2012.Acesso em 02 de abril de 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm> CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; SHIBUKAWA, Priscila Hikaru Shibukawa; RINALDO, Simone Catarina de Oliveira. Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2016. p. 87-94. Acesso em: 22 de abril de 2020. Disponível em: < http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1309/1651>. CEZAR, Pâmela Kurtz; SMEHA, Luciane Najar. Repercussões do autismo no subsistema fraterno na perspectiva de irmãos adultos. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 1, p. 51-60, 2016. Acesso em: 06 de julho de 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v33n1/0103-166X-estpsi-33-01-00051.pdf>. DA SILVA, Mariana Valente Teixeira Talarico; DOS SANTOS, Amanda Cristina Pereira; DE NORONHA, Antonio Celso Goyos. A inclusão no mercado de trabalho de adultos com Transtorno do Espectro do Autismo: uma revisão bibliográfica. Revista Educação Especial, v. 32, p. 119-1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39795/html. Acessado em: 04 de agosto de 2020. DA SILVA, Rosângela Nunes Almeida; FILHA, Francidalma Soares Sousa Carvalho; LIMA, Ava Fabian dos Anjos; DA SILVA, Francisco Laurindo; VILANOVA, Jaiane de Melo; DOS SANTOS, Elzimar Palhano . Avaliação da qualidade de vida de crianças que estão no espectro do autismo. Rev. enferm. UFPE on line, p. 3461-3470, 2017. Acesso em: 29 de abril de 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/110246/22187 DARTORA, Denise Dalmora; MENDIETA, Marjoriê da Costa; FRANCHINI, Beatriz. A equipe de enfermagem e as crianças autistas. J Nurs Health, v. 4, n. 1, p. 27-38, 2014. Acesso em 12 de maio de 2020. Disponivél < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/4304/3506 > DE BARROS, Alba Lucia Bottura Leite. Classificações de diagnóstico e intervenção de enfermagem: NANDA-NIC. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, n. spe1, p. 864-867, 2009. DE PAULA, Debora Regina Nunes; DE AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013. Disponivel em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/viewFile/10178/pdf. Acessado em: 11 de agosto de 2020. DE SENA, Romeika Carla Ferreira; REINALDE, Elda Medeiros; SILVA, Glauber Weder dos Santos; SOBREIRA, Maura Vanessa Silva. Prática e conhecimento dos enfermeiros sobre o autismo infantil. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 3, p. 2707-2716, 2015. Acesso em: 24 de agosto de 2020. Disponível em:<http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3883/pdf_1609 DE SOUZA, Marcela Tavares; DA SILVA, MICHELLY Dias; DE CARVALHO, Rachel . Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Acessado em 28 de março de 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf> FERREIRA, Ana Caroline Souza Saraiva; FRANZOI, Mariana André Honroato. Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre os transtornos autísticos. Revista enfermagem UFPE on line, p. 51-60, 2019. Acesso em: 31 de março de 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/237856/31114> GADIA, Carlos A.; TUCHMAN, Roberto; ROTTA, Newra T. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de pediatria, v. 80, n. 2, p. 83-94, 2004. Acesso em: 08 de outubro de 2020. Acesso em: <https://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa10.pdf>. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002. GIVIGI, Rosana Carla Do Nascimento; DE SOUZA, Thaís Alves; SILVA, Raquel Souza; DOURADO Solano Sávio Figueiredo; DE ALCÂNTARA, Juliana Nascimento; LIMA, Marília Vasconcelos Araújo. Implicações de um diagnóstico: o que sentem as famílias dos sujeitos com deficiência?. Distúrbios da Comunicação, v. 27, n. 3, 2015. Acesso em: 17 de agosto de 2020. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20892/17720>. GOMES, Paulyane T.M.; LIMA, Leonardo H.L.; BUENOA, Mayza K.G; ARAÚJO, Liubiana A.; SOUZA, Nathan M. Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática. Jornal de pediatria, v. 91, n. 2, p. 111-121, 2015. Acesso em: 02 de outubro de 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/jped/v91n2/pt_0021-7557-jped-91-02-00111.pdf>. GOUVEIA, Amanda Ouriques; SILVA, Priscilla Maria de Castro, DE AZEVEDO, Elisângela Braga; ROCHA, Divanda Cruz; DA SILVA, Juliana Jamaica Sousa; MEIRA, Roberta Costa; FILHA, Maria de Oliveira Ferreira. Assistência interdisciplinar prestada à criança portadora de autismo. Revista de enfermagem da UFPE on line. Recife, v. 6, n. 5, p. 1180-1186, mai. 2012. Acesso em: 06 de outubro de 2020. Disponível em:<http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/2461/3766>. HOFZMANN, Rafaela da Rosa; PERONDI, Márcia; MENEGAZ, Jouhanna; LOPES, Soraia Geraldo Rozza; BORGES, Dayanne da Silva. Experiência dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Enfermagem em Foco, v. 10, n. 2, 2019. Acesso em: 23 de abril de 2020. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1671/521 > JR, Walter Camargos; NOCE, Thelma Ribeiro. A história natural do Autismo infantil em um hospital público pediátrico terciário: evoluções com atrasos globais do desenvolvimento, com regressão parcial e plena. Revista Médica de Minas Gerais, v. 24, n. 2, p. 150-154, 2014. Acesso em: 03 de abril de 2020. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/1593>. LIMA, Rossano Cabral; COUTO, Maria Cristina Ventura; DELGADO, Pedro Gabriel Godinho; DE OLIVEIRA, Bruno Diniz Castro. Indicadores sobre o cuidado a crianças e adolescentes com autismo na rede de CAPSi da região metropolitana do Rio de Janeiro. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, p. 715-739, 2014. Acesso em: 21 de agosto de 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/physis/v24n3/0103-7331-physis-24-03-00715.pdf>. MAIA, Fernanda Alves; ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho; ALVES, Maria Rachel; BANDEIRA, Laura Vicuña Santos; DA SILVA, Victor Bruno; NUNES, Nathália Ferreira; CARDOSO, Leila Cristina Gonçalves; SILVEIRA, Marise Fagundes. Transtorno do espectro do autismo e idade dos genitores: estudo de caso-controle no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. e00109917, 2018. Acessado em: 26 de junho de 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csp/v34n8/1678-4464-csp-34-08-e00109917.pdf>. MAPELLI, Lina Domenica; BARBIERI, Mayara Caroline; CASTRO, Gabriela Van Der Zwaan Broekman; BONELLI, Maria Aparecida; WERNET, Monika; DUPAS Giselle. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, 2018. Acesso em: 6 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ean/v22n4/pt_1414-8145-ean-22-04-e20180116.pdf>. MASCOTTI, Thais De Souza; BARBOSA, Milena de Lima; MOZELA, Larissa de Oliveira; CAMPOS, Érico Bruno Viana. Estudos brasileiros em intervenção com indivíduos com transtorno do espectro autista: revisão sistemática. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 12, n. 1, p. 107-124, 2019. Acesso em: 15 de abril de 2020. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v12n1/09.pdf > MELO, Camila Alves; FARIAS, Geovane Mendes; OLIVEIRA, Gleiciane da Silva; SILVA, Janaina Fernandes; NEGREIROS, João Emanoel de Lemos. “Identificação do papel do enfermeiro na assistência de enfermagem ao Autismo”. Mostra Interdisciplinar do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá, v 02, n 2, Dez. 2016. Acesso em: 25 de fevereiro de 2020. Disponível em: <http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mice/article/view/1154/928>. MINATEL, Martha Morais; MATSUKURA, Thelma Simões. Famílias de crianças e adolescentes com autismo: cotidiano e realidade de cuidados em diferentes etapas do desenvolvimento. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 25, n. 2, p. 126-134, 2014. Acesso em: 06 de julho de 2020. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/65682/88132>. MONTEIRO, Claudete Ferreira de Souza; BATISTA, Diana Oliveira Neves de Melo; MORAES, Edileuza Gonçalves de Carvalho; MAGALHÃES, Tarcyana de Sousa; NUNES, Benevina Maria Vilar Teixeira; MOURA, Maria Eliete Batista. “Vivências maternas na realidade de ter um filho autista: uma compreensão pela enfermagem”. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 3, p. 330-335, 2008. Acesso em: 28 de março de 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n3/a09v61n3.pdf>. NASCIMENTO, Yanna Cristina Moraes Lira; DE CASTRO, Cintia Soares Cruz; DE LIMA, José Leandro Ramos; DE ALBUQUERQUE, Maria Cicera dos Santos; BEZERRA, Daniele Gonçalves. “Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família”. Revista Baiana de enfermagem, v.32, e.25425, 2018. Acesso em: 10 de março de 2020. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/25425/15968> NOGUEIRA, Maria Assunção Almeida; DO RIO, Susana Carolina Moreira Martins. A família com criança autista: apoio de enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, n. 5, p. 16-21, 2011. Acesso em: 31 de março de 2020. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/n5/n5a03.pdf>. ONZI, Franciele Zanella; DE FIGUEIREDO, Roberta Gomes. Transtorno do Espectro Autista: a importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Caderno Pedagógico, v. 12, n. 3, 2015. Acesso em: 03 de setembro de 2020. Acesso em http://univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/979/967 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete Vol. 1. Edusp, 1994. PINTO, Rayssa Naftaly Muniz; TORQUATO, Isolda Maria Barros; COLETT, Neusa; REICHERT, Altamira Pereira da Silva; NETO, Vinicius Lino de Souza; SARAIVA, Alynne Mendonça. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. 3, 2016. Acesso em: 21 de março de 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-14472016000300413&script=sci_arttext> PRISTA, Rosa Maria. Autista fala e pensa um estudo sobre a mediação da maternagem e paternagem. Vínculo-Revista do NESME, v. 11, n. 2, p. 31-40, 2014.Acesso em 15 de agosto de 2020. Disponível em < https://www.redalyc.org/pdf/1394/139440853005.pdf >. SALVIANO, Márcia Eller Miranda; NASCIMENTO, Prince Daiane Felizardo Silva; DE PAULA, Mariane Andreza; VIEIRA, Carolina Santiago; FRISON, Susiane Sucasas; MAIA, Mariana Almeida; SOUZA Kleyde Ventura; BORGES, Eline Lima. Epistemologia do cuidado de enfermagem: uma reflexão sobre suas bases. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 69, n. 6, p. 1240-1245, 2016. Acesso em: 17 de outubro de 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/reben/v69n6/0034-7167-reben-69-06-1240.pdf >. SANCHEZ, Fátima Iara Abad; BAPTISTA, Makilim Nunes. Avaliação familiar, sintomatologia depressiva e eventos estressantes em mães de crianças autistas e assintomáticas. Contextos clínicos, v. 2, n. 1, p. 40-50, 2009. Acesso em 20 de agosto de 2020. Disponível em <http://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/4912>. SANTOS, Nair Kelly; SANTOS, José Augustinho Mendes; SANTOS, Camila da Paz; LIMA, Valéria Pedrosa. Assistência de enfermagem ao paciente autista. Revista de saúde dom alberto, v. 3, n. 1, p. 17-29, 2019. Acesso em: 02 de outubro de 2020. Disponível em: < http://revista.domalberto.edu.br/index.php/revistadesaudedomalberto/article/view/408/357>. SCHIMIDT, Carlos. Transtorno Do Espectro Autista: Onde estamos e para onde vamos. Psicologia em Estudo. v.22 n.2 p.221-230.2017. Acesso em: 16 de março de 2020 Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/34651> SCHMIDT, Carlo; BOSA, Cleonice. Estresse e auto- eficácia em mães de pessoas com autismo. Arq. Bras. psicol. vol.59, n.2, p.179-191. 2007. Acessado em: 02 de abril de 2020. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672007000200008>. SEGEREN, Leticia; FRANÇOZO, Maria de Fátima de Campos. As vivências de mães de jovens autistas. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 1, p. 39-46, 2014. Acesso em 20 de outubro de 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722014000100006&script=sci_abstract&tlng=es > SMEHA, Luciane Najar; CEZAR, Pâmela Kurtz. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 1, p. 43-50, 2011. Acesso em: 07 de outubro de 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pe/v16n1/a06v16n1.pdf>. SOUSA, Bruna Sabrina de Almeida; ALMEIDA, Camila Aparecida Pinheiro Landim; CARVALHO, Herica Emilia Félix; GONÇALVES, Lorrainie de Almeida; CRUZ, Jardel Nascimento. “A enfermagem no cuidado da criança autista no ambiente escolar”. Saúde e Pesquisa, v. 11, n. 1, p. 163-170, 2018. Acesso em: 18 de março de 2020. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6033/3174> TABAQUIM, Maria de Loudes Merighi; VIEIRA, Roberta Gelain de Souza; RAZERA, Ana Paula Ribeiro; CIASCA, Sylvia Maria. Autoeficácia de cuidadores de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Psicopedagogia, v. 32, ed. 99. Acesso em: 18 de Julho de 2020. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v32n99a02.pdf>. Acessado em: 18 de Julho de 2020. TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy; CHIARI, Brasilia Maria. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n. 3, p. 296-299, 2008. Acesso em: 05 de maio de 2020. Disponível em: < scielo.br/scielo.php?pid=S1516-80342008000300015&script=sci_arttext>. TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz; MECCA, Tatiana Pontrelli; VELLOSO, Renata de Lima; BRAVO; Riviane Borghesi; RIBEIRO, Sabrina Helena Bandini; MERCADANTE, Marcos Tomanik; DE PAULA, Cristiane Silvestre.Literatura científica brasileira sobre transtornos do espectro autista. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 56, n. 5, p. 607-614, 2010. Acesso em 20 de setembro de 2020. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302010000500026&script=sci_abstract&tlng=es VILAR, Andréa Maria Alves; OLIVEIRA, Marcia Farias; ANDRADE, Marilda; SILVINO Zenith Rosa. Transtornos autísticos e estratégias promotoras dos cuidados: revisão integrativa. Revista baiana de enfermagem, v. 33, p.1-15, abr, 2019. Acessado em 15 de março de 2020. Disponível em < https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/28118>. ZANATTA, Elisangela Argenta; MENEGAZZO, Ediane; GUIMARÃES, Andréa Noeremberg; FERRAZ, Lucineia; DA MOTTA, Maria da Graça Corso. “Cotidiano de famílias que convivem com o Autismo infantil”. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 28, n. 3, 2014. Acesso em: 18 de maio de 2020. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10451/8989>.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701745299554274pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0331955421673388pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagem-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III ANA E THAUANY VERSÃO FINAL.docxA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A PESSOA AUTISTA E SEUS FAMILIARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA133,86 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador