PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Heros: a busca do herói interior design para um jogo pedagógico de tabuleiro
Autor(es): Martins, Maria Luiza Siqueira
Primeiro Orientador: Sousa, Genilda da Silva Alexandria
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Flávio Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, João Paulo de Morais
Resumo: O seguinte trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como objetivo propor uma soluçãoo para dinamizar a atividade pedagógica das aulas de filosofia do Programa Merlin da Organização Internacional Nova Acrópole e se concluiu na produção de um jogo de tabuleiro com caráter educativo. Para isso, obteve-se como objeto de estudo a obra literária, de Joseph Campbell, O Herói de Mil Faces (1989) a fim de compreender com maior profundidade a tese que o autor propõe de que as histórias e mitos contados ao redor do mundo, desde a origem da humanidade, podem agregar em si uma função para muito além do mero entretenimento narrativo ou recordação de um tempo que já há muitas eras, se desfez, se firmando como uma espécie de bússola norteadora de como as pessoas poderiam alcançar a plenitude da condição humana. Também com o intuito de dar sequência aos anseios de Platão, esta monografia busca uma forma de aplicar a ideia dos mitos no ambiente educacional, mais especificamente, no contexto filosófico-educativo proporcionado pelo Programa Merlin da Organização Internacional de Nova Acrópole, que fornece uma formação filosófica especializada para crianças de 4 a 13 anos – porém, para fins dessa pesquisa, a esfera contemplada foi a de 9 a 13 anos em razão da divisão internas das turmas. Sendo assim, utilizando o MDA - Mechanics, Dynamics and Aesthetic (Mecânicas, Dinâmicas e Estéticas) (HUNICKE; LEBLANC; ZUBEK, 2005) como metodologia central e a análise de similares como um todo inserido na fase inicial dessa metodologia, este trabalho encontra como solução para dinamizar e contribuir na experiência educativa do Programa Merlin - servindo como uma ferramenta de auxílio lúdico-pedagógico - a construção de um jogo de tabuleiro que desenvolve sua narrativa a partir dos conceitos apresentados por Campbell (1989), promove uma abordagem reflexiva e busca desenvolver nas crianças a vontade de se parecer cada vez mais com o que o autor descreve como Heroi. O jogo, denominado Heros, se ambienta de forma distópica, na floresta, próximo a um grande reinado, onde donzelas e escudeiros saem numa jornada na busca de resolver um caso misterioso que abalou o reino. Porém, o que ninguém poderia esperar era que jovens buscadores iriam encontrar muito mais do que a resposta que estavam procurando.
Palavras-chave: Filosofia
Jogo de tabuleiro
Mitos
Educação
Design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1808
Data do documento: 15-Jun-2021
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