PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Maria Luiza Siqueira-
dc.date.accessioned2021-06-21T00:35:11Z-
dc.date.available2021-06-21T00:35:11Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1808-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleHeros: a busca do herói interior design para um jogo pedagógico de tabuleiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Genilda da Silva Alexandria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Flávio Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251395246014220pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, João Paulo de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309192460432345pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que teve como objetivo propor uma soluçãoo para dinamizar a atividade pedagógica das aulas de filosofia do Programa Merlin da Organização Internacional Nova Acrópole e se concluiu na produção de um jogo de tabuleiro com caráter educativo. Para isso, obteve-se como objeto de estudo a obra literária, de Joseph Campbell, O Herói de Mil Faces (1989) a fim de compreender com maior profundidade a tese que o autor propõe de que as histórias e mitos contados ao redor do mundo, desde a origem da humanidade, podem agregar em si uma função para muito além do mero entretenimento narrativo ou recordação de um tempo que já há muitas eras, se desfez, se firmando como uma espécie de bússola norteadora de como as pessoas poderiam alcançar a plenitude da condição humana. Também com o intuito de dar sequência aos anseios de Platão, esta monografia busca uma forma de aplicar a ideia dos mitos no ambiente educacional, mais especificamente, no contexto filosófico-educativo proporcionado pelo Programa Merlin da Organização Internacional de Nova Acrópole, que fornece uma formação filosófica especializada para crianças de 4 a 13 anos – porém, para fins dessa pesquisa, a esfera contemplada foi a de 9 a 13 anos em razão da divisão internas das turmas. Sendo assim, utilizando o MDA - Mechanics, Dynamics and Aesthetic (Mecânicas, Dinâmicas e Estéticas) (HUNICKE; LEBLANC; ZUBEK, 2005) como metodologia central e a análise de similares como um todo inserido na fase inicial dessa metodologia, este trabalho encontra como solução para dinamizar e contribuir na experiência educativa do Programa Merlin - servindo como uma ferramenta de auxílio lúdico-pedagógico - a construção de um jogo de tabuleiro que desenvolve sua narrativa a partir dos conceitos apresentados por Campbell (1989), promove uma abordagem reflexiva e busca desenvolver nas crianças a vontade de se parecer cada vez mais com o que o autor descreve como Heroi. O jogo, denominado Heros, se ambienta de forma distópica, na floresta, próximo a um grande reinado, onde donzelas e escudeiros saem numa jornada na busca de resolver um caso misterioso que abalou o reino. Porém, o que ninguém poderia esperar era que jovens buscadores iriam encontrar muito mais do que a resposta que estavam procurando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Artes e Arquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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