PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios do piloto diante das inovações tecnológicas
Título(s) alternativo(s): Pilot challenges in the face of technological innovations
Autor(es): Lima, Italo Matheus Silva dos Santos
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Fiaco, Reinaldo Moreira Del
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: O tema deste estudo relaciona-se ao desafio do piloto, em especial aquele em atividade na aviação comercial, diante das inovações tecnológicas continuadamente proporcionadas pela indústria aeronáutica mundial. Estudos demonstram que a indústria atendeu às demandas do setor e auferiu um desenvolvimento tecnológico significativo ao longo dos anos; contudo, identificou-se que a formação dos aviadores aceita como válidos os mesmos valores e fundamentos da formação (tanto inicial como a continuada) por décadas praticada, além de deixar essa qualificação e a relação com as modernas aeronaves a cargo das empresas aéreas, que, muitas vezes não oferecem os conhecimentos desejáveis. Nesse sentido, com as novas tecnologias, o monitoramento dos voos passou a ser tarefa primordial do piloto, o que demanda a revisão da formação desse profissional no que diz respeito, em especial, aos fatores humanos nas relações homem/máquina, como forma ideal compreender o processo operacional como um todo, a partir da introdução de uma matriz curricular que leve em conta as habilidades e competências desejáveis por meio da assimilação de conhecimentos teóricos em conjunto com o exercício de práticas simuladas. Para sustentar a hipótese delineada, o trabalho analítico ora empreendido utiliza-se do método científico hipotético-dedutivo e imerge em pesquisas bibliográficas por meio da leitura de especialistas, como Henriqson, Carim Júnior, Ferreira, Neris Junior, Monteiro, entre outros, que transmitem em seus estudos interessantes interpretações sobre o fator humano e a automatização aeronáutica. Ao final, evidencia-se que o aviador moderno deve atuar como programador, gerenciador e intérprete fluente dos sistemas que se inter-relacionam e compõem os diversos níveis de automação. Este processo requer conhecimentos para além das habilidades técnicas, dando ênfase ao desenvolvimento de habilidades não técnicas e valorizando os fatores cognitivos úteis para a interpretação da máquina e dos fatores humanos que fazem parte da operação. O atual ambiente de trabalho aeronáutico valoriza o potencial interpretativo, a rapidez de raciocínio para tomada assertiva de decisões, os aspectos da liderança no relacionamento com os seus pares e a formação continuada visando um processo ininterrupto de desenvolvimento.
Abstract: The theme of this study is related to the pilot's challenge, especially the ones in activity in commercial aviation, given the technological innovations continuously provided by the world aviation industry. Studies show that industry has met the sector's demands and achieved significant technological development over the years; however, it was identified that aviators’ training accepted as valid the same values and fundamentals of training (both initial and continuing) practiced for decades, in addition to leaving this qualification and the relationship with modern aircraft in the hands of the airlines, which , often do not offer the desirable knowledge. In this sense, with new technologies, flight monitoring has become a primary task of the pilot, which requires a review of the training of this professional with regard, in particular, to human factors in man / machine relations, as an ideal way to understand the operational process as a whole, from the introduction of a curricular matrix that takes into account the desirable skills and competences through the assimilation of theoretical knowledge in conjunction with the exercise of simulated practices. To support the hypothesis outlined, the analytical work now undertaken uses the hypothetical-deductive scientific method and immerses itself in bibliographic research through the reading of specialists, such as Henriqson, Carim Júnior, Ferreira, Neris Junior, Monteiro, among others, who transmit in his studies interesting interpretations of the human factor and aeronautical automation. In the end, it is evident that the modern aviator must act as a fluent programmer, manager and interpreter of the systems that interrelate and make up the different levels of automation. This process requires knowledge beyond the technical skills, emphasizing the development of non-technical skills and valuing the cognitive factors useful for the interpretation of the machine and the human factors that are part of the operation. The current aeronautical work environment values the interpretive potential, the speed of reasoning for assertive decision-making, the aspects of leadership in the relationship with peers and the continuous training aiming at an uninterrupted development process.
Palavras-chave: Fator humano
Processo evolutivo
Treinamento
Cognição
Segurança
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/179
Data do documento: 23-Nov-2020
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