PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Italo Matheus Silva dos Santos-
dc.date.accessioned2020-12-07T16:44:41Z-
dc.date.available2020-12-07T16:44:41Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/179-
dc.description.abstractThe theme of this study is related to the pilot's challenge, especially the ones in activity in commercial aviation, given the technological innovations continuously provided by the world aviation industry. Studies show that industry has met the sector's demands and achieved significant technological development over the years; however, it was identified that aviators’ training accepted as valid the same values and fundamentals of training (both initial and continuing) practiced for decades, in addition to leaving this qualification and the relationship with modern aircraft in the hands of the airlines, which , often do not offer the desirable knowledge. In this sense, with new technologies, flight monitoring has become a primary task of the pilot, which requires a review of the training of this professional with regard, in particular, to human factors in man / machine relations, as an ideal way to understand the operational process as a whole, from the introduction of a curricular matrix that takes into account the desirable skills and competences through the assimilation of theoretical knowledge in conjunction with the exercise of simulated practices. To support the hypothesis outlined, the analytical work now undertaken uses the hypothetical-deductive scientific method and immerses itself in bibliographic research through the reading of specialists, such as Henriqson, Carim Júnior, Ferreira, Neris Junior, Monteiro, among others, who transmit in his studies interesting interpretations of the human factor and aeronautical automation. In the end, it is evident that the modern aviator must act as a fluent programmer, manager and interpreter of the systems that interrelate and make up the different levels of automation. This process requires knowledge beyond the technical skills, emphasizing the development of non-technical skills and valuing the cognitive factors useful for the interpretation of the machine and the human factors that are part of the operation. The current aeronautical work environment values the interpretive potential, the speed of reasoning for assertive decision-making, the aspects of leadership in the relationship with peers and the continuous training aiming at an uninterrupted development process.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFator humanopt_BR
dc.subjectProcesso evolutivopt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.titleOs desafios do piloto diante das inovações tecnológicaspt_BR
dc.title.alternativePilot challenges in the face of technological innovationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Fiaco, Reinaldo Moreira Del-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3953285578906686pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoO tema deste estudo relaciona-se ao desafio do piloto, em especial aquele em atividade na aviação comercial, diante das inovações tecnológicas continuadamente proporcionadas pela indústria aeronáutica mundial. Estudos demonstram que a indústria atendeu às demandas do setor e auferiu um desenvolvimento tecnológico significativo ao longo dos anos; contudo, identificou-se que a formação dos aviadores aceita como válidos os mesmos valores e fundamentos da formação (tanto inicial como a continuada) por décadas praticada, além de deixar essa qualificação e a relação com as modernas aeronaves a cargo das empresas aéreas, que, muitas vezes não oferecem os conhecimentos desejáveis. Nesse sentido, com as novas tecnologias, o monitoramento dos voos passou a ser tarefa primordial do piloto, o que demanda a revisão da formação desse profissional no que diz respeito, em especial, aos fatores humanos nas relações homem/máquina, como forma ideal compreender o processo operacional como um todo, a partir da introdução de uma matriz curricular que leve em conta as habilidades e competências desejáveis por meio da assimilação de conhecimentos teóricos em conjunto com o exercício de práticas simuladas. Para sustentar a hipótese delineada, o trabalho analítico ora empreendido utiliza-se do método científico hipotético-dedutivo e imerge em pesquisas bibliográficas por meio da leitura de especialistas, como Henriqson, Carim Júnior, Ferreira, Neris Junior, Monteiro, entre outros, que transmitem em seus estudos interessantes interpretações sobre o fator humano e a automatização aeronáutica. Ao final, evidencia-se que o aviador moderno deve atuar como programador, gerenciador e intérprete fluente dos sistemas que se inter-relacionam e compõem os diversos níveis de automação. Este processo requer conhecimentos para além das habilidades técnicas, dando ênfase ao desenvolvimento de habilidades não técnicas e valorizando os fatores cognitivos úteis para a interpretação da máquina e dos fatores humanos que fazem parte da operação. O atual ambiente de trabalho aeronáutico valoriza o potencial interpretativo, a rapidez de raciocínio para tomada assertiva de decisões, os aspectos da liderança no relacionamento com os seus pares e a formação continuada visando um processo ininterrupto de desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.relation.referencesARAUJO, Thiago Bento de. Treinamento de pilotos: processo cognitivo, consciência situacional e tomada de decisão. 2018. Monografia (Bacharelado em Ciências Aeronáuticas) – Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. BAUER, Rosana Conceição; WEINER, Ricardo. Estratégias Cognitivas Aplicadas à Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Revista Conexão Sipaer [s. l.], v. 2, n. 1, 18 nov. 2010. BUREAU, Aircraft Accident Investigation. Aircraft Accident Investigation Preliminary Report Ethiopian Airlines Group B737-8 (MAX) Registered ET-AVJ, [S. l.], p. 1-33, 10 mar. 2019. COELHO, Nathan C.; SILVA, Paulo S. da. Sistema de Piloto Automático para pouso de aeronave usando controladores MFA, Bauru, p. 1-6, 5 fev. 2013. Disponível em: <http://www.sbai2013.ufc.br/pdfs/7575.pdf.>. Acesso em: 18 mar. 2020. CRESPIGNY, Richard de. QF32: from de author of fly! Sydney/Austrália: Pan Mcmillan. 2012. DEL FIACO, Reinaldo Moreira et al. Análise dos riscos ocupacionais na função do piloto de avião: aplicação ao sistema do gerenciamento da segurança. Anais do V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa: 3 dez. 2015. DIAS, Murillo de Oliveira; CRUZ, Bruno Silveira. Crashed Boeing 737-Max: fatalities or malpractice? Global Scientifc Journals [S. l.], v. 8, p. 1-11, 5 fev. 2020. FAY, Claudia Musa; FONTES, Rejane de Souza. A história da formação de pilotos no Brasil: uma mudança de paradigma ao longo do tempo. [s. l.], s/d. FERREIRA, Marcos José Barbieri; JUNIOR, Celso Neris. Mudança tecnológica e estrutura de mercado: uma avaliação dos impactos da Indústria 4.0 sobre o setor aeronáutico. In: III Enei Indústria e Desenvolvimento Econômico: desafios e perspectivas, [s. l.], p. 1-20, 20 set. 2018. FONTES, Rejane de Souza; FAY, Claudia Musa. Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil. Cadernos de Pesquisa [S. l.], ano 2016, v. 46, n. 162, p. 1-23, 19 out. 2016. FREY, Carl Benedikt; OSBORNE, Michael A. The Future ff Employment: how susceptible are jobs to computerisation. [S. l.], p. 61, 17 set. 2013. Disponível em:<https://www.oxfordmartin.ox.ac.uk/downloads/academic/The_Future_of_Employment.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2020. GOMES, João Victor Gandra Junqueira. O uso de simulador de voo para o processo de ensino/aprendizagem. 2019. 34 p. Monografia (Bacharelado em Ciências Aeronáuticas) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2019. HENRIQSON, Éder et al. Consciência situacional, tomada de decisão e modos de controle cognitivo em ambientes complexos. Produção, v. 19, n. 3, p. 433-444, 7 dez. 2009. IATA/INTERNATIONAL AIR TRANSPORT ASSOCIATION (IATA). Guidance material and best practices for MPL implementation. Montreal: IATA, 2015. INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO). Multi-Crew Pilot License. Innovative Ab Initio Training for the Airline Pilot [S. l.], ano 2007, v. 62, n. 3, p. 15-16, 23 ago. 2007. KOMITE NASIONAL KESELAMATAN TRANSPORTASI (INKT). Aircraft Accident Investigation Report. PT. Lion Mentari Airlines Boeing 737-8 (MAX); PK-LQP Tanjung Karawang, West Java Republic of Indonesia, Indonésia, p. 1-322, 14 out. 2019. LEMOS, Valmir. História da aviação. Palhoça: Unisul Virtual, 2012. 282p. L3HARRIS, Fast Forward. Curso de Licença de piloto multi-tripulação (MPL). [S. l.], s/d. Disponível em: <https://www.l3commercialaviation.com/airline-solutions/airline-training/easa-airline-training/multi-crew-pilot-license/>. Acesso em: 25 set. 2020. MARTINS, Edgard Thomas. Estudo das implicações na saúde e na operacionalização e no trabalho do aeronauta embarcado em modernas aeronaves no processo interativo homem-máquinas complexas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz. Recife/PE, 2010. MINISTER OF TRANSPORT. Bureau d'Enquêtes et d'Analyses pour la Sécurité de l'Aviation Civile. Final Report. Concerning the accident which occurred on Jun 26th 198 8 at Mulhouse-Habsheim (68) to the Airbus A 320, registered F-GFKC, França: p. 1-131, 29 nov. 1989. MONTEIRO, Raul Francé. Novas Tecnologias de Cabine em Aviões do Transporte Aéreo Regular e Transformações na Representação Social dos Pilotos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Goiânia, 2007. EUROPEAN FLIGHT ACADEMY. O curso de treinamento. [S. l.], s/d. Disponível em: <https://www.european-flight-academy.com/en/your-flying_future/training_course>. Acesso em: 28 set. 2020. PASSAGLIA, Daniel Pessoa. As habilidades não técnicas na formação inicial de pilotos de avião. 2016. 27 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Aeronáuticas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia: 2016. RIBEIRO, Laíssa Silva; MACHADO, Humberto César. Treinamento Comportamental para Pilotos: proposta metodológica com utilização do simulador de voo. Anais... IX Simpósio de Segurança de Voo, Goiânia: n. IX, p. 1-8, 18 mar. 2016. ROCHA, Raoni; LIMA, Francisco. Erros humanos em situações de urgência: análise cognitiva do comportamento dos pilotos na catástrofe do voo Air France 447. Gestão e Produção, São Carlos/SP, v. 25, p. 568-582, ed. 3, 12 jul. 2018. RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1985, 16p. SANTOS, Vinícius Cabrini dos; SILVEIRA, Guilherme Amaral da. A efetividade dos simuladores de voo no treinamento de pilotos para tarefas processuais específicas e aquisição de habilidades. Revista Conexão Sipaer, Brasília, v. 10, n. 1, 13 mar. 2019. SILVA, Reginaldo Demartine da Silva. Até que ponto a automação contribui para a segurança de voo? Uma análise de acidentes aéreos relacionados com tecnologias de automação. Orientador: Prof. Esp. Orlando Flavio Silva. 2019. 46 f. Monografia (Curso de graduação em Ciências Aeronáuticas) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2019. SPITZER, Cary R. The Avionics Handbook. 1. ed. Boca Raton: CRC Press; 2000.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892200956838129pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticas-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Italo Matheus Os desafios do piloto REVISADO 13-11-2020 FINAL 1 - Original .pdf538,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador